Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa recebe luz verde da APA para o prolongamento a Alcântara

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Conformidade Ambiental favorável condicionada do Projeto de Execução (DCAPE), referente ao prolongamento da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa entre S. Sebastião e Alcântara.
Esta decisão constitui um marco importante na materialização do projeto, permitindo que a consignação da empreitada se efetue, previsivelmente, no primeiro semestre de 2025.
As condicionantes e medidas de mitigação estabelecidas pela APA não incidem sobre o traçado previamente submetido no Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), pelo que este investimento estruturante de novos padrões de mobilidade sustentável irá ser concretizado nos moldes previstos e amplamente divulgados.
O Metropolitano de Lisboa, na qualidade de dono da obra, em articulação com a entidade executante, irá assegurar o cumprimento das condições definidas pela APA, que acompanhará de forma contínua o desenvolvimento das atividades durante a execução do projeto.
O prolongamento da linha Vermelha entre S. Sebastião e Alcântara terá uma extensão de cerca de 4 quilómetros e contará com quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Originará um acréscimo de 11 milhões de passageiros à rede do Metropolitano de Lisboa e uma redução de 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente na cidade, permitindo ganhos médios de tempos de percurso de 72% e uma redução de 6,2 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de operação.
Este investimento, associado aos demais investimentos incluídos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa (linha Circular, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante) contribui decisivamente para reorganizar a mobilidade metropolitana, com efetivo aumento dos clientes do transporte público e diminuição de utilização de transporte individual, determinando ganhos ambientais significativos, bem como o incremento da qualidade global do serviço prestado e da qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita a Área Metropolitana de Lisboa.
Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 05_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa e WWF Portugal celebram Dia Mundial da Vida Selvagem, alertando para espécies ameaçadas em Portugal
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature) celebram hoje o Dia Mundial da Vida Selvagem, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de...
Recital de piano do Metropolitano de Lisboa
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No contexto da iniciativa cultural "Piano para Tod@s", promovida pelo Metropolitano de Lisboa, a estação São Sebastião da linha Azul será palco de um recital de piano...
Acesso Guimard volta à estação de Picoas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Restauro feito em Portugal A emblemática entrada Guimard da estação Picoas do Metropolitano de Lisboa, na Rua Andrade Corvo, voltou a ser colocada após um processo de restauração...
Arquivo de comunicados