Operadores de transporte da Área Metropolitana de Lisboa e Gestor de Infraestruturas unem-se, pela primeira vez, contra o vandalismo
Através de uma iniciativa inédita de articulação no setor, os operadores de transporte público da Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com o gestor da rede rodoviária e ferroviária nacional, juntam-se numa ação conjunta para combater o vandalismo, um fenómeno crescente que afeta transversalmente todo o sistema de mobilidade.
Participam nesta iniciativa a Alsa Grupo S.L.U., a Barraqueiro Transportes, a Carris, a CP-Comboios de Portugal, a Fertagus, o Metropolitano de Lisboa, a Rodoviária de Lisboa, a T.S.T. – Transportes Sul do Tejo, a Transtejo Soflusa, a Viação Alvorada, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (enquanto Carris Metropolitana) e a própria Infraestruturas de Portugal, enquanto gestora da infraestrutura ferroviária.
Um problema que custa milhões e afeta todos os clientes
Entre 2023 e 2025, os atos de vandalismo registaram um aumento expressivo, gerando prejuízos diretos que ascendem a 3 milhões de euros. Contudo, o seu impacto vai além dos custos financeiros, traduzindo-se igualmente em atrasos, imobilização de veículos, indisponibilidade de equipamentos, necessidade de reforço das operações de limpeza e numa perceção acrescida de insegurança.
“O quarto desarrumado”: uma imagem simples para um problema coletivo
A campanha recorre a uma metáfora imediata — um quarto desarrumado — para aproximar o problema do quotidiano, sobretudo dos mais jovens. A mensagem é clara: o espaço público é um espaço de todos, e o seu cuidado começa em cada um.
Com a assinatura “Escolhe marcar a diferença, não o transporte”, a iniciativa desafia todos a assumirem um papel ativo na preservação do sistema de transporte, reforçando a importância de fazer a diferença pela positiva, cuidando, e não prejudicando, um bem que é de todos.
Da sensibilização à ação no terreno
A campanha arranca com uma forte presença em meios digitais, redes sociais, veículos e estações em toda a Área Metropolitana de Lisboa. Numa segunda fase, avançará para ações diretas em escolas, reforçando o foco nos públicos mais jovens.
Uma resposta inédita do setor da mobilidade
Mais do que uma campanha, trata-se de uma mudança de paradigma: pela primeira vez, operadores rodoviários, ferroviários e fluviais, juntamente com a autoridade metropolitana e o gestor da infraestrutura, atuam de forma coordenada para enfrentar um problema comum.
O objetivo é claro: reduzir o vandalismo, melhorar a experiência de viagem e reforçar a qualidade e fiabilidade do transporte público.
Vídeo da campanha + landingpage
Veja o vídeo e perceba como um gesto individual pode fazer a diferença num problema que afeta todos.
Acesso à landingpage aqui.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 08_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Comunicação Institucional comunicacao.institucional@metrolisboa.pt 213 500 144 (chamada para a rede fixa nacional) |
De Metro vais à Cidade do Rock
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Linhas Verde e Vermelha em funcionamento até às 04h00 nas noites de 26-27 e 27-28 de junho O Metropolitano de Lisboa vai prolongar o horário de funcionamento das linhas Verde e...
500 anos depois, Camões continua a viajar connosco
Nota de Agenda Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa promove, no próximo dia 26 de junho, às 15h00, na estação Parque, a cerimónia de lançamento do livro Camões no Metro, uma obra dedicada às intervenções...
De Metro vais à Cidade do Rock
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Linhas Verde e Vermelha em funcionamento até às 02h30 nas noites de 20-21 e 21-22 de junho O Metropolitano de Lisboa vai prolongar o horário de funcionamento das linhas Verde e...


