Comunicado de imprensa
Metro aumenta a oferta com o início do ano escolar

O Metropolitano de Lisboa vai proceder, a partir de dia 13 de setembro, ao reforço da oferta, permitindo uma diminuição dos tempos de espera face aos horários atualmente em vigor, de forma a responder ao aumento expectável da procura em sequência do início do novo ano letivo, bem como do regresso ao trabalho presencial.
A oferta será reforçada nas linhas Azul e Amarela, nas horas de ponta da manhã e da tarde, através do aumento do número de comboios em circulação. Assim, o Metropolitano de Lisboa passará a circular na linha Azul com um intervalo médio entre comboios nas horas de ponta da manhã de 4’35 minutos e nas horas de ponta da tarde de 4’55 minutos. Já na linha Amarela, passará a circular com um intervalo médio nas horas de ponta da manhã de 4’05 minutos e nas horas de ponta da tarde de 4’25 minutos.
Nas linhas Verde e Vermelha, o Metropolitano de Lisboa manterá o seu serviço de exploração com a oferta a 100%, continuando a operar na sua capacidade máxima disponível, sem alterações à oferta nos dias úteis, podendo o serviço nestas linhas ser ajustado, em função dos níveis de procura que se vierem a verificar.
Aos sábados, domingos e feriados, os comboios passarão a circular com seis carruagens, em situações em que se verifique o possível aumento da procura, como é o caso de eventos culturais ou desportivos. Esta alteração permitirá a duplicação da oferta de lugares disponíveis, mesmo mantendo-se a frequência dos comboios.
Este reforço de oferta tem em vista continuar a assegurar as condições de segurança e de distanciamento entre clientes, mantendo a oferta adequada face à procura e garantindo o transporte de todos os que se encontram a trabalhar e estudar e que necessitam de se deslocar em transportes públicos.
O Metropolitano de Lisboa continua a reforçar o apelo a todos os clientes para que continuem a procurar as carruagens mais vazias e, caso seja necessário, que esperem pelo comboio seguinte, no sentido de se manterem os distanciamentos de segurança recomendados. Reitera, de igual forma, a necessidade da utilização obrigatória de máscara, reforçando a importância da sua correta utilização, que deverá tapar o queixo, boca e nariz.
A empresa continuará a monitorizar e a acompanhar ativamente o evoluir da procura e a efetuar os ajustamentos da oferta necessários, adotando as medidas que, a cada momento, se vierem a considerar as mais adequadas para garantir as melhores condições de saúde e de segurança.
O Metropolitano de Lisboa reitera o seu empenho na prossecução das medidas necessárias que garantam a segurança e o aumento da qualidade do serviço que diariamente presta aos seus clientes e prosseguirá o seu propósito de servir as necessidades da mobilidade dos seus clientes.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 32_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM |
Patrícia Fernandes |
Arquivo de comunicados