Notícia
Xicofran, talento além fronteiras

O trabalhador do Metropolitano de Lisboa, Francisco Fernandes, de nome artístico Xicofran, é um pintor reconhecido a nível nacional e internacional. As últimas mostras internacionais do artista datam de setembro do corrente ano, onde foi convidado a expor numa exposição internacional de arte contemporânea realizada em Milão, Itália e onde foi condecorado com o troféu Prémio Principal de Arte & Cavalo. Trata-se de um prémio de especial importância e que foi atribuído numa cerimónia especifica e emitida pelo canal televisivo italiano EQU TV.
Em outubro Xicofran foi, também, homenageado em Paris pela Société Académique ARTS-SCIENCES-LETTRES (Comission Supérieure des Distinctions, Honneur et Reconnaissaince), condecoração de especial importância para o mundo das artes. A Sociedade académica Arts-Sciences-Lettres, associação criada em 1915 sob a égide de René Flament, foi premiada pela Academia Francesa e está sob o alto patrocínio do Presidente da República Francesa. Trabalha para incentivar e promover as artes, ciências e letras, em sua variedade e diversidade, em escala nacional e global.
Como projetos mais recentes, o artista vai expor em Paris, a partir do dia 25 de Novembro, na Galerie Thuillier, a convite da Arts-Sciences-Letres (Organise le Salon d´hiver 2022) ao lado do Museu Picasso.
Outros trabalhos seguem, posteriormente, outras viagens. Assim, em dezembro deste ano, estarão em Roma (Itália), em Abril do próximo ano poderão ser vistos em Nova Iorque e junho, novamente em Itália, mas dessa vez, em Milão.
O Metropolitano de Lisboa orgulha-se do êxito de Xicofran a nível nacional e internacional, que tem elevado o bom nome de Portugal além fronteiras.
Arquivo de notícias