Comunicado de imprensa

Metro de Lisboa assinou contrato relativo ao lote 4 da linha Circular

13.04.2023

Metro assina contrato relativo ao lote 4 da linha circular

Plano de expansão da rede – Linha Circular  |  Investimento de 69,9 milhões de euros

O Metropolitano de Lisboa procedeu hoje, dia 13 de abril, à assinatura do Contrato da “Empreitada de conceção e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão – Prolongamento das linhas Amarela e Verde, extensão Rato/Cais do Sodré – do Metropolitano de Lisboa (Lote 4)”, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado. 

O contrato é celebrado com a Zagope, Comsa, ACE, Agrupamento complementar de Empresas, pelo valor de € 69.933.000,00 (sessenta e nove milhões novecentos e trinta e três mil euros), acrescido de IVA.

No âmbito deste contrato encontram-se compreendidos, trabalhos de acabamentos, incluindo alvenarias, revestimentos, serralharias, mobiliário, sinalética, redes hidráulicas, elétricas, de telecomunicações e de supervisão das instalações técnicas, redes de dados e de segurança, bem como os trabalhos de via-férrea, sistemas de bilhética, entre outros.

Este contrato enquadra-se no âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, que viabiliza a criação de um anel envolvente na zona central da cidade de Lisboa, e é sequencial às empreitadas em curso, respeitantes aos lotes 1 e 2, para a construção dos Toscos dos troços  Rato/Santos e Santos/Cais do Sodré, e ao lote 3, relativo à empreitada de Projeto e Construção dos Toscos, Acabamentos e Sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa Prolongamento das Linhas Amarela e Verde – Viadutos do Campo-Grande.

Prevista inaugurar em 2024, a linha Circular contará com mais 2 km de rede e 2 novas estações: Estrela e Santos. Trata-se de um investimento estruturante para o Metropolitano de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando de forma mais eficiente os serviços metropolitanos. 

A implementação da linha Circular vem, assim, melhorar o atual serviço do Metro de Lisboa e contribuirá para uma reestruturação de todo o sistema de transporte. Reorganizará a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, promovendo a redução dos tempos de deslocação e a descarbonização, com os consequentes ganhos ambientais significativos.

Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 16_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt

 

Índice de Satisfação do Cliente

Índice de Satisfação do Cliente

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O índice de satisfação dos clientes do Metropolitano de Lisboa revela uma melhoria generalizada na perceção do serviço prestado, com uma avaliação global de 7,35 pontos, numa...

Adesão ao título Circula PT já pode ser feita online

Adesão ao título Circula PT já pode ser feita online

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Este título oferece descontos no transporte intermodal a quem tem direito a benefícios sociais O Metropolitano de Lisboa informa que já se encontra disponível a adesão online ao...