O projeto Gota a Gota Poupa, do Metropolitano de Lisboa, que promove a redução do consumo de água no Metropolitano de Lisboa, foi um dos três primeiros classificados na 10ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA), na categoria de Gestão Eficiente de Recursos, tendo recebido uma menção honrosa.

O Metro foi finalista na Categoria Gestão Eficiente de Recursos, em conjunto com mais nove empresas dos mais diversos setores.

O projeto distinguido, Gota a Gota Poupa, foi criado no final de 2012, e conta com a participação de várias áreas da empresa. Com o objetivo de promover a eficiência hídrica através da redução do consumo de água, este projeto permitiu uma redução muito significativa do consumo de água (-31,6% comparando 2016 com 2012), sendo que a poupança acumulada nos últimos quatro anos foi de 99.397 m³, um valor superior ao que foi consumido na totalidade do Metropolitano de Lisboa durante o ano de 2016. Esta redução é equivalente a uma poupança acumulada de 308 907 euros, de consumo de água, apesar de existirem mais 4 estações em comparação com 2012 (Moscavide, Encarnação, Aeroporto e Reboleira).

O Metro, que se encontra certificado segundo a norma NP EN ISO 14001, definiu ainda um conjunto de medidas com vista a minimizar os impactos decorrentes da atividade. Este programa centrou-se na gestão eficiente dos recursos naturais.

Os GPA, contaram com 74 finalistas, distribuídos por dez categorias, em que os projetos se distinguiram pela inovação e pela promoção de boas práticas ambientais.

Para mais informações consulte o sítio do Green Project Awards.

Skip to content