• Em 21 de Janeiro de 1948 são aprovados pelo Governo os Estatutos de uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, denominada “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” com sede em Lisboa e domicílio provisório na Av. Oriental, n. 24, 2º andar (junto do Parque Eduardo VII, atual Av. Sidónio Pais). A sociedade “…tem por objeto a instalação e exploração em regime de exclusivo de um sistema de transporte coletivo fundado no aproveitamento do subsolo da cidade de Lisboa” e um “… Capital social de quatro milhões e quinhentos mil escudos, dividido em ações de mil escudos cada…”, podendo o mesmo “… Ser elevado, uma ou mais vezes, por simples resolução do Conselho de Administração até ao montante de quatrocentos milhões de escudos” (in “Estatutos”, artºs. 2º e 5º, respetivamente). O Conselho de Administração seria composto por 5 elementos (um presidente e quatro administradores), sendo dois nomeados pela Câmara Municipal de Lisboa e os restantes eleitos em Assembleia Geral.
  • No dia 26 de Janeiro de 1948 é lavrada a escritura de constituição da nova sociedade “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” bem como a escritura de concessão à Sociedade do exclusivo do estudo técnico e económico do metropolitano (à sombra do Dec. Lei nº. 36:620 de 24 de novembro de 1947).
  • O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa S.A.R.L. reuniu pela primeira vez em 28 de Janeiro desse ano, na sede da empresa e domicílio provisório na Av. Oriental do Parque Eduardo VII, n.º 24 (o Metropolitano de Lisboa transferiu a sua sede social para o edifício da Av. Fontes Pereira de Melo, n. 28, em finais de 1954) com a presença do Presidente Prof. Eng. José N. Ferreira Dias Jr. e do Vogal Eng. Alexandre Vasconcelos e Sá constituindo como primeira e única deliberação a nomeação do Eng. D. Francisco de Mello e Castro para o cargo de Diretor-geral da Empresa.