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O Metropolitano de Lisboa, E.P.E. é uma Entidade Pública Empresarial com personalidade jurídica, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, rege-se por estatutos próprios e pela lei aplicável às empresas públicas.

O nosso propósito

Ser o eixo central da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Âmbito

Prestar um Serviço de transporte público de passageiros no modo metropolitano ou noutros sistemas de mobilidade em canal dedicado, onde se insere a gestão global da infraestrutura nomeadamente a conceção, a promoção da construção e a exploração, incluindo a exploração de espaços comerciais, orientado para o cliente, em regime de concessão atribuída pelo Estado promovendo a mobilidade sustentável e visando a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

Princípios de gestão

As decisões gestionárias tomadas pelo Metropolitano de Lisboa refletem os seguintes princípios de gestão:

  • O superior interesse dos nossos clientes.
  • As expetativas das diferentes partes interessadas construindo relações duradouras de confiança com os nossos colaboradores, clientes, parceiros e comunidades.
  • O desenvolvimento do negócio de forma socialmente responsável e sustentável articulando-se de forma estreita e concertada com os restantes operadores de transporte público.
  • A promoção do transporte público e da mobilidade sustentável.
  • O rigor, a transparência e o comportamento ético.
  • A qualidade e segurança na prestação do serviço com recurso a soluções inovadoras, eficientes e criando valor nas áreas em que atuamos.

Política de responsabilidade social

O Metropolitano de Lisboa é uma organização empenhada em “contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo” assumindo uma atitude socialmente responsável, refletida na integração voluntária de preocupações sociais no desenvolvimento da sua atividade e na interação com todas as partes interessadas e stakeholders, adotando uma política de Responsabilidade Social tanto na dimensão externa como interna.

Assim, para a concretização da sua política de Responsabilidade Social foi assinada, a Carta de Responsabilidade Social, que assume a valorização que o Metropolitano de Lisboa atribui à dimensão social, fazendo desta um valor a ser partilhado e participado por todos na Empresa, no desenvolvimento de uma cultura socialmente responsável, com a adoção de rotinas e práticas claras que orientam a nossa intervenção em parceria com várias instituições para apoio a causas solidárias no meio envolvente à rede Metro, como sejam, “COMPANHEIRO”, o C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, a ASE – Associação Assistência Social Evangélica, o Banco Alimentar Contra a Fome, Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA e a APOIARTE.

Igualdade de Género

Ainda neste contexto organizacional a IGEN – igualdade de género surge com papel de relevância na temática da Responsabilidade Social do Metropolitano de Lisboa, assumindo por si só, uma dimensão central na questão social, a nível empresarial, reconhecendo a empresa os benefícios diretos e indiretos de possuírem uma força de trabalho diversificada nos vários níveis da organização no que concerne à igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e à não discriminação, para este efeito foi elaborado o Plano para a Igualdade entre Homens e Mulheres como forma de reconhecimento da importância da igualdade de género no âmbito da sustentabilidade social.

O iGEN é um fórum de empresas, do qual o Metropolitano de Lisboa faz parte, desde 27 de março de 2014, que tem por objetivo a promoção de igualdade de direitos profissionais entre mulheres e homens. No âmbito da sua política de responsabilidade social, o Metropolitano de Lisboa assume o compromisso pela diversidade, conciliação e comunicação garantindo a igualdade de oportunidades dos colaboradores.

Desenvolvimento sustentável

O Metropolitano de Lisboa assume o compromisso para com o desenvolvimento sustentável, e na integração na sua estratégia elegeu o ODS 5 – objetivo de desenvolvimento sustentável para alcançar a igualdade de género-, destacando entre as ações desenvolvidas mais recentemente as seguintes:

  • Inclusão de capítulo subordinado ao tema do desempenho social do Metropolitano de Lisboa, no relatório de sustentabilidade, desde 2016, de forma ininterrupta;
  • Inclusão no Manual de Acolhimento de um capítulo destinado ao tema da iGen e não discriminação;
  • Produção de indicadores chave de gestão (desagregados por sexo) para a iGen;
  • Adesão ao Guia do CEO sobre Direitos Humanos – o Metropolitano de Lisboa está empenhado com a abordagem comprometida com os direitos humanos, com o objetivo claro de derrubar barreiras ao desenvolvimento e influenciar positivamente a vida de milhões de pessoas vulneráveis em todo o mundo.
  • Criação do Espaço Bebé na Estação Alameda II – espaço multifunções destinado a pais e filhos, apoiado pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, no âmbito do programa “3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar”. Este programa tem como “objetivo promover uma maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres”.