Skip to content

A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

  • Ligação ao Facebook do Metropolitano de Lisboa
       
    Ligação ao Instagram do Metropolitano de Lisboa
      
    Ligação à conta de Twitter do Metropolitano de Lisboa
    Ligação à conta de Linkedin do Metropolitano de Lisboa
     
    Ligação ao Canal no Youtube do Metropolitano de Lisboa
  •   
    Contactos
  • Clientes
  • Empresa
  • Loja do Metro
  • Clube Metrox
  • PT
  • EN
Site do Metropolitano de Lisboa, EPE - Empresa
  • Conhecer
  • Informar
  • Comunicar
  • Junte-se a nós
  • Fundos Europeus
  • Cliente |Empresa
  • PT | EN
Select Page

Comunicado de imprensa

Metro de Lisboa assinala 37 anos de venda automática de bilhetes

5.09.2019

As primeiras máquinas de venda automática de títulos no Metropolitano de Lisboa datam de 6 de setembro de 1982, ano em que o cliente passou a dispor, em todas as estações, desses equipamentos. Eram as famosas máquinas cor de laranja que apresentavam, pela primeira vez há 37 anos, funcionalidades diversas para além da venda tradicional efetuada nas bilheteiras e que tanta curiosidade suscitaram nos clientes.

O Metropolitano continuava a crescer com o consequente aumento de passageiros e as bilheteiras, apesar de funcionarem em diversas estações, começavam a ser insuficientes face ao elevado número de passageiros e à celeridade do atendimento que se pretendia prestar.

Esta geração de máquinas só aceitava moedas e vendia os títulos metro existentes na altura: bilhetes unitários e cadernetas de 10 bilhetes. Os títulos adquiridos nestes equipamentos eram mais baratos do que os vendidos nas bilheteiras, medida que tinha como principal objetivo incentivar à utilização das novas máquinas. Estes equipamentos estiveram ao serviço até 2002, mas em 1995 outra geração de máquinas veio substituir, faseadamente, a anterior.

No final de 2001, o Metro procede à apresentação pública do novo cartão Lisboa Viva, inserido no novo sistema de bilhética e de controlo de títulos de transporte, dando início a uma gigantesca campanha de substituição dos cartões de passe tradicionais por estes novos cartões com tecnologia sem contacto. Face à entrada da nova moeda Euro em 2002, o Metropolitano inicia o processo de preparação das máquinas automáticas de venda de bilhetes para essa nova moeda.

Em 2002, e em simultâneo com a introdução do Euro, o Metro implementa um novo sistema de bilhética composto por novos canais de acesso às estações e novas máquinas de venda, que se mantêm até hoje. Este novo sistema de bilhética passa a ter por base bilhetes magnéticos para os passageiros ocasionais, e os cartões sem contacto Lisboa Viva, para os clientes frequentes, nos quais passam, gradualmente, a ser carregados eletronicamente os passes mensais. Em 2005, a vinheta do tradicional passe L (colada no cartão de suporte) é totalmente abolida e os carregamentos eletrónicos passam a ser efetuados em todas as máquinas automáticas e rede multibanco.

Refira-se que o Metropolitano de Lisboa foi pioneiro na Europa na implementação de um sistema de bilhética sem contacto.

O Metropolitano de Lisboa disponibiliza, à data de hoje, 280 máquinas de venda automática de títulos (MAVTs). Tratam-se de equipamentos mais sofisticados que dispõem, de inúmeras funcionalidades no sentido de facilitar aos clientes a aquisição de títulos de transporte. Nas MAVTs podem ser adquiridos e carregados todos os títulos válidos no Metro e noutros operadores de transporte, incluindo os passes nas diversas variantes, combinados e intermodais.

Ao contrário dos equipamentos das gerações anteriores, as MAVTs atuais dispõem de ecrã tátil e aceitam pagamentos com moedas, notas e cartões bancários. Estão adaptadas para cegos e ambliopes, nomeadamente com linguagem em braille e botão de voz para ajuda com ligação direta a funcionários do metro que se encontram habilitados a ajudar nas transações pretendidas.

Sempre com o objetivo de melhor servir o cliente através da facilitação da mobilidade e acessibilidades, o Metropolitano de Lisboa encontra-se envolvido em diversos projetos para a desmaterialização da bilhética.

Relativamente às Máquinas de Venda Automática de Títulos, prevê-se a criação de modelos simples e abrangentes ao conjunto dos utilizadores com recurso a novas facilidades como seja pagamentos via cartões com contactless MB, a implementação de faturas eletrónicas, a emissão de faturas certificadas nos equipamentos de venda e a consequente integração com a Autoridade Tributária.

Contactos para informações adicionais

Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt

Arquivo de comunicados

Arquivo de comunicados

2025

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio

2024

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2023

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2022

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2021

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2020

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2019

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
Comunicados de imprensa
Galeria de imagens
Filmagens e Fotografias
Conhecer
  • Empresa
  • Órgãos Sociais
  • Organograma
  • História do Metro
  • Sustentabilidade
  • Contactos
Informar
  • Governo Societário
  • Relatórios e Documentos
  • Contratação Pública
  • Investimentos
  • PISA
Comunicar
  • Filmagens e Fotografias no Metro
  • Galeria de imagens
Junte-se a nós
  • Junte-se a nós
  • Recrutamentos em vigor
Sede Social
Avenida Fontes Pereira de Melo, 28
1069-095 Lisboa, Portugal

Sede Executiva
Estrada da Pontinha, s/n
1600-582 Lisboa, Portugal
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)

comunicacao.institucional@metrolisboa.pt
Contactos Institucionais
para entidades públicas,
internacionais e de imprensa
Centro de atendimento
Serviço de atendimento para
o esclarecimento de dúvidas
sobre o serviço prestado
pelo Metro.
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)
Horário: Dias úteis, das 8h30 às 19h
atendimento@metrolisboa.pt
Linha circular
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.circular@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00

Linha Vermelha
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linhaVermelha.alcantara@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Linha Violeta
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.violeta@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Termos e condições de utilização | Política de privacidade | Cookies | Mapa do site | Acessibilidade | Cliente
© 2025 Metropolitano de Lisboa E.P.E.
Utilizamos cookies e dispositivos similares no nosso website para o seu bom funcionamento técnico (cookies necessários), para analisarmos informação estatística (cookies analíticos), recordarmos as suas preferências (cookies de preferências) e adaptar anúncios aos seus interesses (cookies de publicidade). Pode gerir a utilização dos cookies clicando em "Configurar". Ao navegar no nosso website, está a concordar com a configuração atual e com nossa Política de Cookies .
Settings Permitir cookies Saber mais
Privacy & Cookies Policy

Configuração de cookies

Proteger a sua privacidade é fundamental para nós. Os cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no seu computador ou dispositivo móvel quando acede a determinados websites ou outros serviços online, contendo informação relativa à sua navegação. Os cookies que usamos não armazenam informação pessoal sensível, como por exemplo, a sua morada, palavra-passe ou dados bancários. À exceção dos cookies necessários para a prestação de serviço, só serão recolhidos cookies após manifestar a sua aceitação através da opção "Aceitar seleção" ou "Aceitar todos". Deve ter em conta que ao não permitir certos tipos de cookies, poderá sentir impacto na sua experiência no website ou outros serviços online. Pode permitir a recolha e utilização de cookies que fazemos, através das opções abaixo:
Cookies necessários para a prestação de serviço
Sempre ativas
Estes cookies são necessários e essenciais para o bom funcionamento técnico do website e das suas funcionalidades. Considerando esta finalidade, a recolha destes cookies não pode ser desativada no site.
Cookies de preferências
Estes cookies permitem que o website se lembre das suas preferências e personalização de funcionalidades para que não seja necessário voltar a configurar o website cada vez que o visita
CookieDuraçãoDescrição
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
Cookies de análise estatística de serviço
Estes cookies são utilizados para analisar informação estatística acerca da sua utilização do website, por forma a melhorar o seu funcionamento (por exemplo, saber as páginas que visitou e os links a que acedeu no website). Estes cookies são recolhidos de uma forma que não o identifica diretamente.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*1 minuteGoogle Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid1 dayGoogle Analytics sets this cookie to store information on how visitors use a website while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the collected data includes the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded YouTube videos and registers anonymous statistical data.
ln_or1 dayLinkedin sets this cookie to registers statistical data on users' behaviour on the website for internal analytics.
Cookies de publicidade personalizada
Estes cookies podem ser instalados a partir do website por entidades externas e podem ser utilizados por essas entidades para, de acordo com os seus interesses, mostrar-lhe anúncios relevantes noutros websites.
CookieDuraçãoDescrição
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
et_pb_ab_read_page_25916false1 yearDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_25916sessionDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_28228sessionDescription is currently not available.
Save & Accept
Powered by GDPR Cookie Compliance WebToffee Logo