Comunicado de imprensa
Selecionados os candidatos para o fornecimento do novo material circulante e do novo sistema automático de comboios
O Metropolitano de Lisboa qualificou quatro candidatos no âmbito do concurso limitado por prévia qualificação para a «Aquisição de material circulante e de sistema automático de comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (1.ª Fase)», procedimento que prevê a aquisição de material circulante e o fornecimento de um sistema destinado à modernização do Metropolitano de Lisboa.
O concurso limitado por prévia qualificação foi lançado no final de setembro de 2018 em cerimónia presidida pelo Senhor Primeiro Ministro e o prazo para apresentação de candidaturas decorreu até 14 de novembro desse ano.
Os candidatos qualificados têm agora até às 23:59 horas do dia 12 de julho de 2019 para apresentarem as propostas para Aquisição de material circulante e de sistema automático de comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (1.ª Fase).
O presente investimento irá permitir a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) e a contratação de um sistema internacionalmente designado de CBTC- Computer Based Train Control. Estas novas aquisições representam um profundo salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metro.
Relativamente à aquisição do novo material circulante, o mesmo proporcionará:
- Melhoria da oferta de comboios e serviços do ML
- Maior conforto para os clientes e maior ergonomia para o maquinista;
- Melhorias de acessibilidade para clientes de mobilidade condicionada;
- Sistema de comunicação com os clientes com informação variável e flexível.
- Sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos;
- Supervisão técnica do comboio em linha com a tecnologia do séc. XXI.
O sistema CBTC previsto neste investimento irá permitir:
- Controlo contínuo do movimento dos comboios, garantindo a não ultrapassagem de pontos de paragem e dos limites de velocidade em cada ponto da rede;
- Substituição do sistema de controlo de passagem de sinais proibitivos, instalado nos anos 70 e já obsoleto e sem fabrico
- Registos técnicos e operacionais que facilitem o diagnóstico de avarias e análise de incidentes
Este sistema associado aos novos comboios permitirá, igualmente, um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
O Metropolitano de Lisboa prevê como data limite da entrada em funcionamento do novo equipamento o ano de 2025.
O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.
Consciente da importância do seu contributo para o sucesso das novas soluções de mobilidade que a Cidade e a sua área envolvente exigem, o ML prosseguirá, em 2019, o caminho que tem vindo a concretizar, com um reforço ativo do seu papel enquanto operador de transporte público urbano de passageiros.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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