Skip to content

A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

  • Ligação ao Facebook do Metropolitano de Lisboa
       
    Ligação ao Instagram do Metropolitano de Lisboa
      
    Ligação à conta de Twitter do Metropolitano de Lisboa
    Ligação à conta de Linkedin do Metropolitano de Lisboa
     
    Ligação ao Canal no Youtube do Metropolitano de Lisboa
  •   
    Contactos
  • Clientes
  • Empresa
  • Loja do Metro
  • Clube Metrox
  • PT
  • EN
Site do Metropolitano de Lisboa, EPE - Empresa
  • Conhecer
  • Informar
  • Comunicar
  • Junte-se a nós
  • Cliente |Empresa
  • PT | EN
Select Page

Comunicado de imprensa

Metropolitano de Lisboa reforça campanha de comunicação sobre medidas de segurança COVID-19

20.05.2020

Campanha de distanciamento de segurança no cais da estação
Campanha de distanciamento de segurança no átrio da estação
Campanha de distanciamento de segurança no átrio da estação
Campanha de distanciamento de segurança no cais da estação
Sinalética de distanciamento de segurança na fila no interior do comboio
Sinalética de distanciamento de segurança na fila nas máquinas de venda automática
Sinalética de distanciamento de segurança na fila nos canais de acesso
Sinalética de distanciamento de segurança na fila no interior do comboio
Sinalética de distanciamento de segurança na fila para o Espaço Cliente
Sinalética de distanciamento de segurança no interior do comboio
Sinalética de distanciamento de segurança no cais da estação

Créditos das imagens: Pedro Vilela Lopes/Metropolitano de Lisboa, E.P.E. – 2020

Na sequência das medidas de desconfinamento publicamente anunciadas e tendo em vista a retoma gradual da economia, o Metropolitano de Lisboa reforçou junto dos seus clientes as suas recomendações sensibilizando para a utilização apropriada deste meio de transporte e para adoção das boas práticas em matéria de saúde pública que têm vindo a ser frequentemente emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Prevendo um aumento gradual do número de passageiros em toda a rede e com vista a garantir a utilização, com segurança, deste meio de transporte, o Metropolitano de Lisboa reforçou a campanha informativa de comunicação sob a assinatura “Por si e pelos outros” com o objetivo de alertar os seus clientes para a importância do cumprimento das recomendações da DGS na utilização do metro no atual contexto da pandemia causada pela COVID-19.

Com esta campanha o Metropolitano de Lisboa aposta na consciencialização dos clientes para os comportamentos recomendados, promove o civismo e a boa conduta, valorizando a saúde pública e o respeito pelos outros.

A campanha de recomendações na utilização do metro integra oito mensagens, através da partilha de um conjunto de comportamentos e de atitudes que fomentam a adequada utilização deste meio de transporte, nos termos das recomendações emanadas pelas entidades de saúde pública.

Assim, frases como “No metro utilize sempre máscara”, “Mantenha a distância de segurança”, “Lave ou desinfete as mãos”, “O uso de máscara é uma medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória”, “Evite aglomerações nas entradas e saídas das carruagens”, “Evite viajar nas horas de ponta” e “Evite utilizar o elevador” poderão ser frequentemente vistas e ouvidas em toda a rede de metro, bem como noutros suportes comunicacionais privilegiados para o efeito. Acresce a ligação ao hashtag da DGS #SejaUmAgentedeSaúdePública.

A presente campanha encontra-se presente nos canais digitais do Metropolitano de Lisboa (site, Facebook e Instagram), nas estações (difusão de mensagens no sistema sonoro e escrito, mupis, rede TOMI e sinalética aplicada no pavimento, nas paredes e nos equipamentos) e no interior dos comboios (cartazes afixados nos suportes destinados para o efeito, sinalética nos vidros e pegas). Para além destes suportes comunicacionais, o Metropolitano de Lisboa recorreu, igualmente, à divulgação desta campanha no Canal Lisboa.

Esta campanha prevê a identificação de diversas marcações de distância entre clientes com faixas no chão, junto às máquinas automáticas de venda de títulos, postos de venda e Espaço Cliente. Ao nível dos cais das estações, foi também colocada sinalética no pavimento, alertando os clientes para a necessidade de manter a distância social de segurança. Foi, ainda, colocada sinalética nos ecrãs das máquinas automáticas de venda de títulos e nos canais de validação.

Vitor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, afirmou que «com esta campanha de comunicação pretende-se apelar à continuação das medidas sanitárias sugeridas pela DGS procurando contrariar o relaxamento natural depois de meses de confinamento».

Trata-se de uma campanha de autoria da Direção de Clientes do Metropolitano de Lisboa.

Esta campanha veio complementar todas as restantes medidas que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a implementar, desde março de 2020, designadamente as alterações de serviço (adaptações da oferta dos comboios face à procura verificada, alterações de horários dos serviços de atendimento e apoio ao cliente), o reforço de limpeza, a higienização das estações, comboios e equipamentos, e outras medidas de segurança implementadas a nível dos clientes e dos trabalhadores.

Mais informações complementares sobre todas as medidas implementadas poderão ser visualizadas no site do Metropolitano de Lisboa, através dos seguintes links:

  • Plano de contingência
  • Ações efetuadas
Contactos para informações adicionais

Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt

Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt

Arquivo de comunicados

Arquivo de comunicados

2023

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março

2022

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2021

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2020

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2019

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
Comunicados de imprensa
Galeria de imagens
Filmagens e Fotografias
Conhecer
  • Empresa
  • Órgãos Sociais
  • Organograma
  • História do Metro
  • Sustentabilidade
  • Contactos
Informar
  • Governo Societário
  • Relatórios e Documentos
  • Contratação Pública
  • Investimentos
  • PISA
Comunicar
  • Filmagens e Fotografias no Metro
  • Galeria de imagens
  • COVID-19
Junte-se a nós
  • Junte-se a nós
  • Recrutamentos em vigor
Sede Social
Avenida Fontes Pereira de Melo, 28
1069-095 Lisboa, Portugal

Sede Executiva
Estrada da Pontinha, s/n
1600-582 Lisboa, Portugal

213 500 115

secretaria.geral@metrolisboa.pt
Contactos Institucionais
para entidades públicas,
internacionais e de imprensa
Centro de atendimento
Serviço de atendimento para
o esclarecimento de dúvidas
sobre o serviço prestado
pelo Metro.

213 500 115
atendimento@metrolisboa.pt
Linha circular
Assuntos relacionados
com a expansão da rede

213 500 144
linha.circular@metrolisboa.pt

Linha Vermelha
Assuntos relacionados
com a expansão da rede

213 500 144
linhaVermelha.alcantara@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 17h30
Linha Violeta
Assuntos relacionados
com a expansão da rede

213 500 144
linha.violeta@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 17h30
Termos e condições de utilização | Política de privacidade | Cookies | Mapa do site | Acessibilidade | Cliente
© 2023 Metropolitano de Lisboa E.P.E.
O Metropolitano de Lisboa gostaria de colocar cookies no seu computador para uma melhor navegação. Permitir cookies? Saber mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR