Em agosto de 1955 iniciaram-se, em Lisboa, as obras de construção do primeiro troço da rede do Metropolitano de Lisboa, assinalando-se, em 2020, os 65 anos dos trabalhos de construção que possibilitaram o início de funcionamento de uma rede de metropolitano na cidade de Lisboa que, nos dois primeiros dias de exploração, transportou cerca de 216.000 clientes.
As obras foram realizadas prevendo a construção de uma rede de metropolitano fundada no subsolo e fundamentalmente construída por linhas de acesso ao centro nevrálgico da cidade e ligações aos arredores, sendo as conexões complementares asseguradas pelos meios de transporte público de superfície.
Face ao enorme interesse pela população pelos trabalhos, o Metropolitano de Lisboa editou o “Manual do Mirone”, folheto que descrevia as características do futuro sistema, bem como os métodos construtivos inovadores utilizados. À época, formaram-se enormes filas de cidadãos a espreitar por cima dos tapumes para acompanharem a evolução das obras que estavam a ser realizadas, tendo a empresa disponibilizado, para o efeito, janelas nos tapumes para satisfazer a curiosidade dos Lisboetas.
A construção do primeiro troço da rede de metro ficou concluída em outubro de 1959, tendo a sua inauguração ocorrido a 29 de dezembro. No dia seguinte, o Metropolitano de Lisboa abriu a sua rede ao público pela primeira vez. Com 6,5 km de extensão, o Metro era composto por 11 estações, formando uma linha em “Y” com os dois ramos – Entre Campos/Rotunda e Sete Rios/ Rotunda – e um troço comum – Rotunda/Restauradores. A exploração era realizada com comboios de duas carruagens, ambas motoras.
O Metropolitano de Lisboa assinala esta data prosseguindo a concretização do seu Plano de Expansão – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato – Cais do Sodré), cuja conclusão se prevê para 2024. Os trabalhos de sondagens na zona da Estrela, respeitantes ao Lote 1 – Execução dos toscos entre o término da Estação Rato e a Estação Santos, iniciaram-se no passado dia 8 de julho, encontrando-se em curso. Encontram-se, igualmente, em curso os concursos para o Lote 2 – Execução dos toscos entre a Estação Santos e o término da Estação Cais do Sodré e para o Lote 3 – viadutos e ampliação da estação Campo Grande.
O investimento total previsto para esta fase de expansão do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 M€, cofinanciado em 127,2 M€ pelo Fundo Ambiental e em 83,0 M€ pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O Projeto de Modernização e de Expansão do Metropolitano de Lisboa integra a criação de uma linha circular e o reforço da oferta, através da aquisição de novo material circulante. Os investimentos citados comprovam o esforço da empresa no sentido de contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, e promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.
Desde 1948, continuamos a investir em Lisboa.
Mais informações sobre o Plano de Expansão e Modernização da Rede do Metropolitano de Lisboa estão disponíveis aqui.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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