Cerimónia de assinatura do Auto de Consignação do Lote 1

Realizou-se, no dia 14 de abril, a assinatura do Auto de Consignação dos trabalhos à ZAGOPE – Construção e Engenharia, S.A., relativos à empreitada de construção do Lote 1, no âmbito da concretização do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde – Rato/Cais do Sodré.

A partir desta data, o Metropolitano deu início imediato aos trabalhos relativos a este Lote.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.

Veja os vídeos “O Futuro é a próxima estação” e a sessão completa aqui.

Linha Circular:
um projeto estruturante
para a Área Metropolitana de Lisboa

A criação de uma linha circular no Metropolitano de Lisboa é a solução técnico-económica e ambiental mais favorável, permitindo uma maior utilização do comboio e do barco e a redução da utilização do transporte individual e do autocarro, promovendo a redução substancial de entrada de viaturas em Lisboa.

A Linha Circular permite densificar a oferta de Metropolitano na cidade de Lisboa e, ao mesmo tempo, reduzir os tempos de deslocação dentro da cidade com movimentos de passageiros constantes ao longo do dia, em detrimento de movimentos pendulares por faixas horárias como se verifica maioritariamente nos troços mais afastados do centro, que são essencialmente utilizados para viagens pendulares casa-trabalho.

Através da Linha Circular liga-se o transporte ferroviário de Cascais e fluvial do Tejo ao eixo central e ao transporte ferroviário urbano de Sintra, Azambuja, Setúbal e regional em Entrecampos, sem necessidade de qualquer transbordo. Cria-se, assim, uma interligação eficiente dos vários serviços de transportes e estabelece-se uma plataforma de distribuição de passageiros de elevada frequência que melhora significativamente a acessibilidade e conetividade geral à rede de transportes públicos. Todas as redes de transporte beneficiam de um serviço na área central da cidade com reduzidos tempos de espera.

A Linha Circular vai criar um efeito vórtice na rede de transportes da AML e estruturar toda a mobilidade metropolitana com uma rápida distribuição de passageiros em toda a rede. Em resultado disso teremos um aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos.

Linha Vermelha vai ligar
S. Sebastião a Alcântara

A expansão do Metropolitano de Lisboa não se vai ficar pela nova Linha Circular. Também vai incluir um prolongamento da Linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara, com quatro novas estações. O prolongamento da linha Vermelha encontra-se previsto no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026 e conta com um investimento Europeu de 304 M €.

Será um prolongamento de 4 km e inclui a construção das estações Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

A estação Amoreiras tem a sua localização prevista no extremo sul da Av. Conselheiro Fernando de Sousa, enquanto a estação Campo de Ourique localizar-se-á no centro desse bairro, junto ao Jardim da Parada. A estação Infante Santo forma-se sensivelmente a meio da Av. Infante Santo. A nova estação de Alcântara estabelecerá a ligação de correspondência à futura Linha Intermodal Ocidental Sustentável (LIOS) e ficará localizada no Vale de Alcântara.

Assista, no vídeo a seguir, à cerimónia de assinatura do Auto de Consignação dos trabalhos à ZAGOPE – Construção e Engenharia, S.A., relativos à empreitada de construção do Lote 1, no âmbito da concretização do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde – Rato/Cais do Sodré.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

O Plano de Expansão prevê o prolongamento da linha do Metro de Lisboa com mais 2km de rede. A obra vai ligar o Rato ao Cais do Sodré com duas novas estações: Estrela (localizada em frente à Basílica da Estrela) e Santos (na zona poente do quarteirão definido pela Av. D. Carlos I, Rua das Francesinhas, Rua dos Industriais e Travessa do Pasteleiro). Cria-se desta forma uma nova linha Verde, um anel circular no centro de Lisboa, com inauguração prevista para 2024.

O futuro é a próxima
estação

Vídeo de divulgação do projeto

Vídeo completo
da sessão de assinatura

14.04.2021
Antigo Hospital Militar da Estrela