Comunicado de imprensa
Tribunal de Contas concede visto prévio à compra de Veículo Esmerilador de Carril

O contrato referente à aquisição pelo Metropolitano de Lisboa (ML) de um veículo esmerilador de carril, máquina que corrige deficiências nos carris causados pelo respetivo desgaste, recebeu visto prévio por parte do Tribunal de Contas.
Este contrato foi assinado em 30 de abril de 2021 com a empresa americana HARSCO RAIL EUROPE GMBH, implicando um investimento de € 7.994.137,00.
O prazo máximo para conceção, fabrico e ensaios em fábrica, transporte, preparação e montagem do veículo esmerilador nas instalações do ML, bem como os respetivos ensaios finais para colocação em serviço na condição de “pronto a funcionar” é de 30 meses, contados da presente data.
O veículo esmerilador corrige, de forma sistemática, todos os desvios à geometria e resistência dos carris, maximizando a sua durabilidade nas melhores condições de desempenho e permitindo que o carril tenha a vida útil para o qual é projetado. Este novo equipamento irá substituir a atual esmeriladora do ML, adquirida em 1976.
A manutenção da infraestrutura de via-férrea é um dos aspetos fundamentais na gestão dos sistemas ferroviários, de que dependem a operacionalidade e a segurança da exploração do sistema de transporte a cargo do ML. Constituindo o regular reperfilamento e esmerilagem do carril é uma operação crítica de manutenção do sistema ferroviário, com evidente correlação com a segurança e operacionalidade da circulação de comboios na rede do ML, incluindo as estruturas envolventes da galeria/túnel, pelo que o veículo de esmerilagem posiciona-se no grupo dos equipamentos estratégicos, essenciais para a garantia de cumprimento do serviço público pelo ML.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 24_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM |
Gonçalo Santos Patrícia Fernandes |
Arquivo de comunicados