Comunicado de imprensa
Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas: investimento de 250 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência
O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas formalizaram esta segunda-feira, 05 de julho, a assinatura do Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os Concelhos de Loures e Odivelas, através da estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa.
O Protocolo de Cooperação que foi assinado hoje dará início ao estudo, planeamento e concretização de um projeto de expansão da cobertura intermodal da atual linha Amarela do Metropolitano de Lisboa, a partir de Odivelas, nas zonas de maior densidade urbana, com continuidade entre os Concelhos de Loures e Odivelas.
Ainda no âmbito deste Protocolo, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver os estudos prévios e a avaliação da viabilidade e conceção desse projeto de mobilidade de transporte, não descurando a sua harmonização com as áreas urbanas envolvidas.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.
O Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas servirá as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, no Concelho de Loures, com 10 estações e 6,7 km.
No Concelho de Odivelas, irá servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião, Olival Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, com 8 estações e 5,4 km.
Esta linha irá estender-se num corredor em “C”, que ligará os dois términos, o Hospital Beatriz Ângelo e o Infantado (ambos situados no Concelho de Loures), à estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa, situada no Concelho de Odivelas, que funcionará como um interface fundamental para este novo Metro Ligeiro de Superfície.
Com um total de 18 estações e 12,1 km de extensão, servirá uma população de 174 mil habitantes.
Este é um importante passo para a melhoria da mobilidade de toda a Área Metropolitana de Lisboa.
Com este projeto, o Metropolitano de Lisboa melhorará a mobilidade urbana e dará mais um passo para a transição para a mobilidade sustentável. Ajudará a alterar hábitos da mobilidade, captando novos utilizadores para o transporte coletivo. Proporcionará, ainda, a regeneração de áreas urbanas, consolidando polos do sistema urbano existentes e aumentando a oferta de transporte público para assegurar uma maior coesão territorial.
Previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, conta com um investimento de 250 milhões de euros e enquadra-se no Plano de Expansão e de Modernização do Metropolitano de Lisboa.
O concurso para a empreitada de conceção e construção, bem como para aquisição do material circulante, deverá ocorrer até final do ano de 2022, com data prevista de conclusão da empreitada no último trimestre de 2025.
Este novo Metro Ligeiro de Superfície proporcionará um aumento significativo da qualidade de vida. Trata-se de um projeto ambicioso que prevê consolidar a rede urbana de metropolitano pesado em articulação com o desenvolvimento de novas soluções ligeiras para os subúrbios e zonas limítrofes da cidade de Lisboa.
Este projeto é fundamental para reforçar as redes de transporte coletivo em sitio próprio, aumentando a oferta de serviço público de transportes e reforçando os eixos de ligação de polos de centralidade com relevante concentração de serviços, equipamentos, emprego e habitação.
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