Metropolitano de Lisboa subscreve-se ao manifesto “Rumo à COP26”

Manifesto BCSD Portugal Rumo à COP 26

A Associação empresarial pelo desenvolvimento sustentável, que conta com uma centena de empresas, onde o Metropolitano de Lisboa se inclui, divulgou um manifesto com 11 pontos com o objetivo de alertar para a urgência do tema e a relevância da COP26, em Glasgow.

Para cumprir a meta de redução de emissões globais de forma a reduzir o aquecimento global é preciso acelerar a descarbonização. A 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) foi reagendada de 2020 para 2021, face à pandemia, estando prevista para novembro.

O BCSD Portugal produziu um manifesto em defesa do ambiente, chamando a atenção para o facto da humanidade viver um “momento crítico para se cumprir o Acordo de Paris sobre o clima”. Limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C implica reduzir para metade as emissões globais até 2030, o que obriga a acelerar bastante o processo de descarbonização.

 

Incentivar os países a desenvolverem estratégias de resiliência que acautelem os riscos climáticos físicos nos locais chave das cadeias de valor globais e para as comunidades e populações locais. Torna-se fundamental aproveitar as lições da pandemia para acelerar a transição necessária de forma a evitar consequências desastrosas para as sociedades e economias.