Comunicado de imprensa
Metro celebra contratos de financiamento para concretização de projetos de expansão da rede

O Metropolitano de Lisboa e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” celebraram os contratos de financiamento para a realização dos investimentos para a linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara e o Metro Ligeiro de Superfície Odivelas/Loures, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 2026 (PRR) que determinam o apoio financeiro destinado à concretização e operacionalização destes investimentos.
O contrato relativo ao investimento TC-C15-i01 “Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara” fixa um financiamento de 304 milhões de euros, prevendo o contrato relativo ao investimento TC-C15-i03 “Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures” um financiamento de 250 milhões de euros, valores que correspondem, em ambos os projetos, ao custo total do investimento.
Os presentes investimentos e financiamentos têm um prazo de conclusão em 31 de dezembro de 2025.
Estes investimentos são realizados ao abrigo do PRR 2026 reafirmando o objetivo de continuar a melhorar a mobilidade urbana, na ótica do desenvolvimento sustentável e da descarbonização, com benefícios ambientais associados.
O prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara terá uma extensão de 4 quilómetros e 4 novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, efetuando-se nesta última a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável que promoverá a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).
O Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures terá um total de 18 estações e 12 quilómetros de rede. Esta linha irá estender-se num corredor em “C”, que ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na Estação de Metropolitano em Odivelas.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 37_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM |
Gonçalo Santos |
Arquivo de comunicados