Skip to content

A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

  • Ligação ao Facebook do Metropolitano de Lisboa
       
    Ligação ao Instagram do Metropolitano de Lisboa
      
    Ligação à conta de Twitter do Metropolitano de Lisboa
    Ligação à conta de Linkedin do Metropolitano de Lisboa
     
    Ligação ao Canal no Youtube do Metropolitano de Lisboa
  •   
    Contactos
  • Clientes
  • Empresa
  • Loja do Metro
  • Clube Metrox
  • PT
  • EN
Site do Metropolitano de Lisboa, EPE - Empresa
  • Conhecer
  • Informar
  • Comunicar
  • Junte-se a nós
  • Fundos Europeus
  • Cliente |Empresa
  • PT | EN
Select Page

Comunicado de imprensa

Satisfação dos Clientes do Metro atinge valor recorde em 2021

3.02.2022

Plenário de trabalhadores no dia 24 de janeiro

O índice de satisfação dos clientes do Metropolitano de Lisboa aumentou em 2021 para o valor mais alto de sempre. A subida para 7,78 pontos, numa escala de 0 a 10, significa uma variação positiva de 3,46% face a 2020. Uma variação positiva que tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos últimos anos.

Os resultados demonstram uma subida generalizada na satisfação dos nossos clientes em todas as componentes do serviço.

Quando analisadas especificamente as várias componentes de serviço (oferta de serviço, acessibilidade, informação disponibilizada, tempo e conforto, segurança e apoio ao cliente) todos os atributos avaliados aumentaram em 2021.

As componentes de serviço “Informação disponibilizada”, “Conforto” e a “Acessibilidade” são as que obtiveram os valores mais altos da avaliação efetuada pelos clientes do Metro. A “Oferta de serviço”, o “Tempo” e a “Segurança” foram as componentes mais valorizadas pelos nossos clientes.

A generalidade dos clientes também se mostrou muito satisfeita com as medidas adotadas em período de pandemia COVID-19, com destaque para as medidas de higienização. 59% dos inquiridos avaliaram a globalidade destas medidas com as 3 notas máximas do inquérito (8 a 10). Na satisfação global com as medidas implementadas face à COVID-19, a linha Azul destaca-se com cinco estações no Top, a saber: Praça de Espanha, Alfornelos, Reboleira, Carnide e Baixa-Chiado.

Globalmente, os resultados indicam que o cliente valoriza um meio de transporte rápido e eficaz, que presta um serviço com todas as condições de segurança. Neste campo, os resultados demostram que existe um “Sentimento de segurança” francamente positivo quer dentro do comboio, quer na estação/cais de embarque. Também as boas ligações entre linhas do Metropolitano de Lisboa com outros modos de transporte foram especialmente destacadas pela positiva.

Do referido inquérito também se pode aferir que seis em cada dez clientes tem uma imagem positiva do Metropolitano de Lisboa e considera que este meio de transporte satisfaz as suas expectativas de qualidade, salientando que existe uma notória e evidente preocupação com a segurança, experiência de viagem e sustentabilidade, considerando que o Metropolitano de Lisboa oferece um serviço próximo do ideal. Sete em cada dez clientes tencionam continuar a utilizar o Metropolitano de Lisboa.

Nas oportunidades de melhoria, as três principais sugestões dos clientes do Metropolitano de Lisboa são: reduzir o tempo de espera, aumentar a vigilância e a frequência dos comboios.

*************
Dados adicionais sobre o ISC – Inquérito de Satisfação do Cliente:
Realização dos inquéritos: 19 de outubro a 18 de novembro de 2021;
Realizaram-se 4.085 entrevistas efetivas presenciais.
As entrevistas decorreram em dias de semana e ao fim de semana. As entrevistas foram proporcionais ao fluxo de clientes por dia da semana, estação e períodos horários;
Os clientes foram selecionados de modo aleatório, sendo abordados nas zonas de átrio, corredores, cais e acompanhamento da viagem no interior da carruagem nas situações em que era necessário terminar a entrevista;
Estudo realizado pela NielsenIQ.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 05_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt

 

Arquivo de comunicados

Arquivo de comunicados

2025

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio

2024

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2023

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2022

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2021

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2020

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2019

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
Comunicados
Conhecer
  • Empresa
  • Órgãos Sociais
  • Organograma
  • História do Metro
  • Sustentabilidade
  • Contactos
Informar
  • Governo Societário
  • Relatórios e Documentos
  • Contratação Pública
  • Investimentos
  • PISA
Comunicar
  • Filmagens e Fotografias no Metro
  • Galeria de imagens
Junte-se a nós
  • Junte-se a nós
  • Recrutamentos em vigor
Sede Social
Avenida Fontes Pereira de Melo, 28
1069-095 Lisboa, Portugal

Sede Executiva
Estrada da Pontinha, s/n
1600-582 Lisboa, Portugal
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)

comunicacao.institucional@metrolisboa.pt
Contactos Institucionais
para entidades públicas,
internacionais e de imprensa
Centro de atendimento
Serviço de atendimento para
o esclarecimento de dúvidas
sobre o serviço prestado
pelo Metro.
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)
Horário: Dias úteis, das 8h30 às 19h
atendimento@metrolisboa.pt
Linha circular
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.circular@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00

Linha Vermelha
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linhaVermelha.alcantara@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Linha Violeta
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.violeta@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Termos e condições de utilização | Política de privacidade | Cookies | Mapa do site | Acessibilidade | Cliente
© 2025 Metropolitano de Lisboa E.P.E.
Utilizamos cookies e dispositivos similares no nosso website para o seu bom funcionamento técnico (cookies necessários), para analisarmos informação estatística (cookies analíticos), recordarmos as suas preferências (cookies de preferências) e adaptar anúncios aos seus interesses (cookies de publicidade). Pode gerir a utilização dos cookies clicando em "Configurar". Ao navegar no nosso website, está a concordar com a configuração atual e com nossa Política de Cookies .
Settings Permitir cookies Saber mais
Privacy & Cookies Policy

Configuração de cookies

Proteger a sua privacidade é fundamental para nós. Os cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no seu computador ou dispositivo móvel quando acede a determinados websites ou outros serviços online, contendo informação relativa à sua navegação. Os cookies que usamos não armazenam informação pessoal sensível, como por exemplo, a sua morada, palavra-passe ou dados bancários. À exceção dos cookies necessários para a prestação de serviço, só serão recolhidos cookies após manifestar a sua aceitação através da opção "Aceitar seleção" ou "Aceitar todos". Deve ter em conta que ao não permitir certos tipos de cookies, poderá sentir impacto na sua experiência no website ou outros serviços online. Pode permitir a recolha e utilização de cookies que fazemos, através das opções abaixo:
Cookies necessários para a prestação de serviço
Sempre ativas
Estes cookies são necessários e essenciais para o bom funcionamento técnico do website e das suas funcionalidades. Considerando esta finalidade, a recolha destes cookies não pode ser desativada no site.
Cookies de preferências
Estes cookies permitem que o website se lembre das suas preferências e personalização de funcionalidades para que não seja necessário voltar a configurar o website cada vez que o visita
CookieDuraçãoDescrição
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
Cookies de análise estatística de serviço
Estes cookies são utilizados para analisar informação estatística acerca da sua utilização do website, por forma a melhorar o seu funcionamento (por exemplo, saber as páginas que visitou e os links a que acedeu no website). Estes cookies são recolhidos de uma forma que não o identifica diretamente.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*1 minuteGoogle Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid1 dayGoogle Analytics sets this cookie to store information on how visitors use a website while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the collected data includes the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded YouTube videos and registers anonymous statistical data.
ln_or1 dayLinkedin sets this cookie to registers statistical data on users' behaviour on the website for internal analytics.
Cookies de publicidade personalizada
Estes cookies podem ser instalados a partir do website por entidades externas e podem ser utilizados por essas entidades para, de acordo com os seus interesses, mostrar-lhe anúncios relevantes noutros websites.
CookieDuraçãoDescrição
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
et_pb_ab_read_page_25916false1 yearDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_25916sessionDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_28228sessionDescription is currently not available.
Save & Accept
Powered by GDPR Cookie Compliance WebToffee Logo