Comunicado de imprensa
Standard & Poor’s mantém rating do Metro de Lisboa em BBB

A agência de rating Standard & Poor’s (S&P) manteve a notação do Metropolitano de Lisboa em 2022 no nível BBB, com perspetiva estável.
No relatório de avaliação para atribuição do nível BBB ao Metropolitano de Lisboa, o qual se mantém desde a última revisão de rating de 2021, a empresa norte-americana faz referência a condicionantes desfavoráveis relacionadas com a pandemia, que levaram à redução de procura e à acentuada quebra de receita, assim como à incerteza associada à recuperação, no futuro, do número de passageiros transportados.
Por outro lado, a S&P reconhece que o Metropolitano de Lisboa opera seguindo as orientações do Estado, o qual assumiu as necessidades de financiamento da empresa de forma adequada e atempada, incluindo o apoio extraordinário devido à diminuição de receita decorrente da pandemia COVID-19.
Do ponto de vista da agência, o papel do Metropolitano de Lisboa é considerado crítico para Portugal porque permite ao Governo cumprir políticas públicas de promoção de mobilidade sustentável e social, através da ligação de zonas periféricas ao centro da cidade de Lisboa, o maior centro de negócios do país.
É ainda referido que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a empresa tem continuado a executar o seu plano de investimento plurianual, com prioridade para a extensão da rede, melhorias na sinalização e aquisição de material circulante.
O investimento global estimado para os próximos 3 anos é de cerca de 750 milhões de euros, com financiamentos da União Europeia (Fundo de Coesão, Plano de Recuperação e Resiliência), do Governo Português e de fundos de investimento destinados a atingir objetivos ambientais (Fundo Ambiental).
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