Comunicado de imprensa
Metro dá início às obras de construção do túnel entre a estação Santos e o término do Cais do Sodré
Túnel do Metro de Lisboa já liga o Rato à Estrela
O Metropolitano de Lisboa viveu hoje dois acontecimentos relevantes na sua história e na história da cidade de Lisboa: a assinatura do Auto de Consignação dos trabalhos do lote 2 da linha Circular, que inicia a empreitada de execução dos toscos do túnel entre a estação Santos e o Término da estação Cais do Sodré, e a ligação do novo túnel da estação Rato à futura estação da Estrela.
A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos e envolveu uma visita às obras do metro para presenciar a ligação do novo túnel.
A assinatura do Auto de Consignação enquadra-se no âmbito da concretização do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde – Rato/Cais do Sodré.
O contrato do lote 2 foi adjudicado ao consórcio Metro Santos Sodré ACE, constituído pelas agrupadas Mota Engil, Engenharia e Construção, SA / Spie Batignolles International, sucursal em Portugal, com o prazo global de execução da empreitada de 960 dias após a sua consignação. Este contrato tem o preço contratual de € 73.500.000,00 (setenta e três milhões e quinhentos mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
Esta nova extensão contará com duas novas estações e com 2 quilómetros de rede, unindo as linhas Amarela e Verde entre o Rato e o Cais do Sodré, num novo anel circular no centro de Lisboa.
O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.
A execução do Projeto de Expansão do Sistema do Metropolitano de Lisboa está dividida em 4 lotes. O Lote 1 envolve a execução dos toscos entre o Término da estação Rato e a estação Santos; o Lote 2 engloba a execução dos toscos entre a estação de Santos e a estação do Cais do Sodré; o Lote 3 visa a construção de dois novos viadutos e ampliação da estação do Campo Grande e o Lote 4 envolve a construção dos acabamentos e sistemas para a futura linha Circular.
No que respeita ao lote 3, da empreitada de projeto e construção dos toscos, acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das linhas Amarela e Verde (viadutos Campo Grande), tiveram início em janeiro de 2022 as intervenções na zona do Campo Grande que permitirão a construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, prevendo ainda a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.
No lote 4, que contempla o projeto para o lançamento do concurso dos acabamentos e sistemas dos Lotes 1 e 2, foram apresentadas quatro propostas que se encontram em fase de análise.
A implementação da linha Circular reorganizará a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos. Estão previstos 9 milhões de novos passageiros na rede do Metropolitano de Lisboa com a linha Circular no primeiro ano de exploração, menos 3,4 mil viaturas individuais a circular diariamente e menos 4,1 mil toneladas de CO2. A abertura ao público está prevista para o último trimestre de 2024.
Para a linha Circular prevê-se um investimento de 240,2 milhões de euros, cofinanciado em 137,2 milhões de euros pelo Fundo Ambiental e em 103 milhões de euros pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 33_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
| LPM | Patrícia Fernandes 939 348 773 – patriciafernandes@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


