Comunicado de imprensa
Estação Cidade Universitária já tem acessibilidade plena

Inaugurados 3 elevadores
A estação Cidade Universitária do Metropolitano de Lisboa passou a dispor de três elevadores, que permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação, e entre o átrio e o cais de embarque, dotando o local de acessibilidade plena e permitindo o acesso a clientes com mobilidade condicionada.
O elevador exterior está localizado na Av. Professor Gama Pinto, em frente à “Cantina Velha” da Universidade de Lisboa. Este elevador permite o acesso ao átrio da estação, onde se efetua a validação do título de transporte. Após a linha de controlo, estão localizados dois elevadores de ligação entre o átrio e cada um dos cais de embarque.
Com um investimento de 1.472 668,30 € a intervenção na estação Cidade Universitária englobou, igualmente, a eliminação de todas as barreiras arquitetónicas através da adaptação de zonas de escadas a rampas e das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade condicionada.
Esta empreitada de execução de intervenções para a garantia de acessibilidades a pessoas de mobilidade condicionada que engloba, também, a estação Entre Campos (recentemente dotada de acessibilidade plena), foi adjudicada ao consórcio do Grupo Domingos da Silva Teixeira, SA/Efacec em junho de 2021, por um investimento global de 2,56 milhões de euros.
O Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar um vasto plano de adaptação e modernização, no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, tendo em vista alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” estabelecido no Decreto-lei nº 163/2006, de 8 de agosto.
A plena acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada implica o desenvolvimento de um programa que impõe a adaptação de estações antigas que não foram originariamente projetadas para o efeito, tendo o Metropolitano de Lisboa como uma das suas prioridades estender a toda a rede a eliminação das barreiras arquitetónicas.
Com as intervenções nas estações Entre Campos e Cidade Universitária concluídas no corrente ano, o ML passará a ter 43 estações dotadas de acessibilidade plena, o que corresponde a 77% da totalidade das estações da rede. O programa geral permitirá que, até 2025, a acessibilidade plena se estenda a 54 estações da rede.
O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 35_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Fernandes 939 348 773 – patriciafernandes@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados