Comunicado de imprensa
Construção da estação Santos implica corte de trânsito na zona da Avenida 24 de Julho
Prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré (LOTE 2)
(troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e Boqueirão do Duro)
O Metropolitano de Lisboa (ML) deu início a intervenções na zona da Avenida 24 de Julho no âmbito do Plano de Expansão do ML (Lote 2) que envolve a empreitada de projeto e construção dos toscos entre a estação Santos e o término da estação Cais do Sodré, acabamentos e sistemas para o prolongamento das linhas Amarela e Verde (Rato/Cais Sodré) para a linha Circular que contará com as duas novas estações: Estrela e Santos.
A concretização destas intervenções implicará a introdução de alguns constrangimentos na circulação nas imediações da Avenida 24 de Julho e da Avenida D. Carlos I ao longo dos próximos 23 meses. As alterações na circulação nestas vias serão realizadas faseadamente e publicamente divulgadas.
Assim, a partir do próximo dia 13 de julho e durante um período previsto de 9 meses (até abril 2023), decorrerão os seguintes desvios de trânsito na Av. 24 de Julho, no troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e Boqueirão do Duro:
- Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção ao Cais do Sodré, serão desviados para a Avenida D. Carlos I, Rua D. Luís I e Boqueirão do Duro, retomando a circulação na Av. 24 de Julho, no mesmo sentido (Cais do Sodré).
- Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção a Alcântara, serão desviados para a Rua do Instituto Industrial, Rua da Boavista e Avenida D. Carlos I, retomando a circulação na Av. 24 de julho.
Para que estes desvios de trânsito possam ser viáveis, haverá necessidade de condicionar lugares de estacionamento nas ruas supra referenciadas, estando prevista a criação de zonas de estacionamento exclusivas a residentes.
Os desvios de trânsito referidos não terão impacte na circulação dos elétricos da Carris.
O Metropolitano de Lisboa recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras, devendo utilizar-se percursos alternativos que não sejam afetados pelos normais constrangimentos dos referidos trabalhos. Os percursos alternativos serão os seguintes:
- Eixo Alcântara / Santa Apolónia (e vice-versa):
Av. Ceuta – Av. Calouste Gulbenkian – Av. Berna – Av. João XXI – Av. Afonso Costa – Rotunda das Olaias – Av. Marechal Francisco da Costa Gomes – Praça Paiva Couceiro – Av. Mouzinho de Albuquerque
- Eixo Infante Santo / Santa Apolónia (e vice-versa):
Av. Infante Santo – Rua da Estrela – Rua de São Jorge – Av. Álvares Cabral – Largo do Rato – Rua Alexandre Herculano – Rua do Conde Redondo – Rua Joaquim Bonifácio – Rua Jacinta Marto – Largo de Santa Bárbara – Rua Febo Moniz – Av. Almirante Reis – Praça do Chile – Rua Morais Soares – Praça Paiva Couceiro – Av. Mouzinho de Albuquerque
- Eixo Infante Santo / Cais Sodré (e vice-versa):
Av. Infante Santo – Estrela – Calçada da Estrela – Rua Poiais de São Bento – Calçada do Combro – Largo Luís de Camões – Rua do Alecrim – Cais do Sodré.
Relativamente à circulação na ciclovia existente na Avenida 24 de Julho, serão mantidos percursos alternativos devidamente sinalizados que irão contornar as áreas afetas aos trabalhos de construção.
Prevista inaugurar em 2024, a linha Circular que ligará a estação Rato ao Cais do Sodré numa extensão de mais 2 quilómetros de rede, criará um novo anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.
A implementação da linha Circular contribuirá, igualmente, para uma reestruturação de todo o sistema de transporte, reorganizando a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual. Possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando de forma mais eficiente os serviços metropolitanos, com ganhos ambientais significativos.
Com um impacto estimado da procura no primeiro ano, de 9 milhões de novos passageiros na linha Circular e de 5,3% em toda a rede, este novo anel no centro da cidade vai retirar da superfície 2,6 milhões de veículos de transporte individual por ano. Fomentará a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.
Conta com um investimento total previsto de 240,2 M€, cofinanciado em 137,2 M€ pelo Fundo Ambiental e em 103,0 M€ pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Conscientes que as intervenções ocorrerão numa zona de grande densidade de tráfego lamentamos, desde já, os transtornos que estes condicionamentos e desvios de trânsito possam vir a causar nas rotinas diárias da população em geral.
Informações adicionais no site do metropolitano de Lisboa https://projetos.metrolisboa.pt/
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