Comunicado de imprensa

Construção da estação Santos implica corte de trânsito na zona da Avenida 24 de Julho

11.07.2022

Linha Circular. Lote 2. Alterações de trânsito na Avenida 24 de julho

Prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré (LOTE 2)

(troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e Boqueirão do Duro)

O Metropolitano de Lisboa (ML) deu início a intervenções na zona da Avenida 24 de Julho no âmbito do Plano de Expansão do ML (Lote 2) que envolve a empreitada de projeto e construção dos toscos entre a estação Santos e o término da estação Cais do Sodré, acabamentos e sistemas para o prolongamento das linhas Amarela e Verde (Rato/Cais Sodré) para a linha Circular que contará com as duas novas estações: Estrela e Santos.

A concretização destas intervenções implicará a introdução de alguns constrangimentos na circulação nas imediações da Avenida 24 de Julho e da Avenida D. Carlos I ao longo dos próximos 23 meses. As alterações na circulação nestas vias serão realizadas faseadamente e publicamente divulgadas.

Assim, a partir do próximo dia 13 de julho e durante um período previsto de 9 meses (até abril 2023), decorrerão os seguintes desvios de trânsito na Av. 24 de Julho, no troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e Boqueirão do Duro:

  • Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção ao Cais do Sodré, serão desviados para a Avenida D. Carlos I, Rua D. Luís I e Boqueirão do Duro, retomando a circulação na Av. 24 de Julho, no mesmo sentido (Cais do Sodré).
  • Os veículos que circulem na Av. 24 de Julho em direção a Alcântara, serão desviados para a Rua do Instituto Industrial, Rua da Boavista e Avenida D. Carlos I, retomando a circulação na Av. 24 de julho.

Para que estes desvios de trânsito possam ser viáveis, haverá necessidade de condicionar lugares de estacionamento nas ruas supra referenciadas, estando prevista a criação de zonas de estacionamento exclusivas a residentes.

Os desvios de trânsito referidos não terão impacte na circulação dos elétricos da Carris.

O Metropolitano de Lisboa recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras, devendo utilizar-se percursos alternativos que não sejam afetados pelos normais constrangimentos dos referidos trabalhos. Os percursos alternativos serão os seguintes:

  • Eixo Alcântara / Santa Apolónia (e vice-versa):

Av. Ceuta – Av. Calouste Gulbenkian – Av. Berna – Av. João XXI – Av. Afonso Costa – Rotunda das Olaias – Av. Marechal Francisco da Costa Gomes – Praça Paiva Couceiro – Av. Mouzinho de Albuquerque

  • Eixo Infante Santo / Santa Apolónia (e vice-versa):

Av. Infante Santo – Rua da Estrela – Rua de São Jorge – Av. Álvares Cabral – Largo do Rato – Rua Alexandre Herculano – Rua do Conde Redondo – Rua Joaquim Bonifácio – Rua Jacinta Marto – Largo de Santa Bárbara – Rua Febo Moniz – Av. Almirante Reis – Praça do Chile – Rua Morais Soares – Praça Paiva Couceiro – Av. Mouzinho de Albuquerque

  • Eixo Infante Santo / Cais Sodré (e vice-versa):

Av. Infante Santo – Estrela – Calçada da Estrela – Rua Poiais de São Bento – Calçada do Combro – Largo Luís de Camões – Rua do Alecrim – Cais do Sodré.

Relativamente à circulação na ciclovia existente na Avenida 24 de Julho, serão mantidos percursos alternativos devidamente sinalizados que irão contornar as áreas afetas aos trabalhos de construção.

Prevista inaugurar em 2024, a linha Circular que ligará a estação Rato ao Cais do Sodré numa extensão de mais 2 quilómetros de rede, criará um novo anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.

A implementação da linha Circular contribuirá, igualmente, para uma reestruturação de todo o sistema de transporte, reorganizando a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual. Possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando de forma mais eficiente os serviços metropolitanos, com ganhos ambientais significativos.

Com um impacto estimado da procura no primeiro ano, de 9 milhões de novos passageiros na linha Circular e de 5,3% em toda a rede, este novo anel no centro da cidade vai retirar da superfície 2,6 milhões de veículos de transporte individual por ano. Fomentará a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

Conta com um investimento total previsto de 240,2 M€, cofinanciado em 137,2 M€ pelo Fundo Ambiental e em 103,0 M€ pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Conscientes que as intervenções ocorrerão numa zona de grande densidade de tráfego lamentamos, desde já, os transtornos que estes condicionamentos e desvios de trânsito possam vir a causar nas rotinas diárias da população em geral.

Informações adicionais no site do metropolitano de Lisboa https://projetos.metrolisboa.pt/

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 39_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
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LPM Patrícia Fernandes
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