Comunicado de imprensa

Metro de Lisboa disponibiliza aplicação com informação dos comboios em tempo real

25.07.2022

Linha Circular. Lote 2. Alterações de trânsito na Avenida 24 de julho

Cruzamento de informação do Metro de Lisboa e de crowdsourcing na aplicação Moovit permite trajetos mais rápidos

Graças a uma parceria entre o Metropolitano de Lisboa (ML) e a aplicação Moovit, a partir deste momento os clientes do Metro de Lisboa têm disponível informação em tempo real sobre a duração da viagem e a hora prevista de início e fim da mesma, permitindo trajetos mais rápidos e otimizando a mobilidade na cidade.

O objetivo é que não só os utilizadores da Moovit, uma das aplicações de mobilidade urbana mais populares no Mundo, mas todos os clientes do ML consigam simplificar e melhorar a sua experiência de viagem de metro. O acesso a esta funcionalidade pode ser feito através da aplicação, gratuita e disponível para download nas plataformas IOS e Android, bem como através do site do ML, graças a uma solução web trabalhada entre as duas empresas.

A Moovit combina informações oficiais do Metro de Lisboa e informações de crowdsourcing por forma a calcular o melhor percurso para cada tipo de viagem pesquisada. Com base nisto e num dos maiores bancos de dados sobre transporte público do mundo, a Moovit passa a apresentar informações sempre atualizadas sobre o estado das quatro linhas do Metro de Lisboa.

Uma das características diferenciadoras da presença do Metro nesta aplicação é mostrar em tempo real quanto tempo falta para um comboio chegar à estação de origem e de destino, pesquisada pelo utilizador. Este recurso permite às pessoas ficar menos tempo na estação de partida, uma vez que já têm conhecimento exato da hora a que o comboio vai passar.

Por outro lado, o Metro de Lisboa passa a dispor de uma potente ferramenta de comunicação com o cliente que permite enviar alertas e mensagens para o ecrã dos utilizadores da Moovit, no caso de haver uma alteração de serviço relevante para os seus passageiros. Sendo uma aplicação multimodal, a Moovit combina a informação do Metro de Lisboa com outras opções de mobilidade urbana na área Metropolitana de Lisboa, como o autocarro, elétrico, barco, comboio, metro ligeiro, ferry e, ainda, e-scooters.
“Para o Metropolitano de Lisboa é importante continuar a trabalhar no sentido de desenvolver soluções que respondam às necessidades e expectativas dos nossos clientes, melhorando de forma contínua o serviço de mobilidade que prestamos. Numa era marcadamente digital, a disponibilidade de informação em tempo real afigura-se, cada vez mais, essencial para melhorar a experiência dos atuais e futuros clientes da rede deste metropolitano. Através deste tipo de parcerias, conseguimos a cada dia promover uma maior utilização dos transportes públicos e uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente”, esclarece Vítor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.

“O transporte público é uma parte essencial de qualquer sistema de transporte urbano sustentável”, declara Nir Erez, Co-fundador e CEO da Moovit. “Informações precisas no planeamento de viagem ajudam os passageiros a evitar atrasos e a diminuir tempos de espera. Juntos com o Metro de Lisboa tornamos a informação de viagem mais facilmente acessível para todos e tornamos a experiência de viagem mais simples e facilitada.”

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 40_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Patrícia Fernandes
939 348 773  – patriciafernandes@lpmcom.pt

 

Metro de Lisboa lança nova linha de Vestuário de Trabalho

Metro de Lisboa lança nova linha de Vestuário de Trabalho

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metro de Lisboa vai adotar um novo vestuário de trabalho a partir do dia 1 de agosto, com implementação progressiva prevista até setembro do corrente ano. Esta nova linha de...