Comunicado de imprensa
Terminal rodoviário do Campo Grande com alterações nas paragens

Criação de novo terminal frente à Rua Fernando Curado Ribeiro
As paragens dos transportes coletivos rodoviários que utilizam a interface do Campo Grande, em Lisboa, vão sofrer alterações temporárias na sequência das obras para o prolongamento das linhas Amarela e Verde do Metropolitano de Lisboa (ML) que envolvem a construção de dois novos viadutos na zona do Campo Grande.
A partir do próximo dia 09 de setembro entrará em funcionamento um novo terminal rodoviário (terminal 2) que vai alocar quatro paragens que atualmente se encontram no terminal existente (terminal 1). Em consequência desta alteração as paragens do terminal 1 serão também reorganizadas. Prevê-se que estas alterações estejam em vigor durante os próximos 13 meses.
Esta reorganização terá implicações nos serviços de transporte da J.J. Santo António, Rodoviária de Lisboa, Henrique Leonardo Mota, Isidoro Duarte, Ribatejana, Boa Viagem, Mafrense, Barraqueiro Oeste e Rodoviária do Oeste/Tejo.
Assim, no terminal rodoviário atual (Terminal 1), verificar-se-ão as seguintes alterações na localização dos cais dos autocarros:
Cais atual | Operador | Carreira | Cais futuro |
1 | J.J. Santo António | Torres Bela Vista | 1 |
2 | J.J. Santo António | Torres Bela Vista (via IC22) | 2 |
3 | J.J. Santo António | Cidade Nova | 5 |
4 | Rodoviária de Lisboa | 201, 211, 901, 931, 214, 226 | 7 |
5 | Rodoviária de Lisboa | 353 | 11 |
6 | Rodoviária de Lisboa | 344, 333 | 12 |
7 | Rodoviária de Lisboa | 334, 354 | 13 |
8 | Rodoviária de Lisboa | 331 | 8 |
9 | Rodoviária de Lisboa | 335, 336, 337 | 9 |
10 | J.J. Santo António | Urmeira/Frielas | 6 |
11 |
Henrique Leonardo Mota Isidoro Duarte |
Guerreiros/Póvoa Galega/Milharado | 15 |
12 | Isidoro Duarte | C. Montachique/Asseiceira Grande/Póvoa da Galega | 16 |
13 | Rodoviária de Lisboa | 313, 329 | 18 |
14 | Rodoviária de Lisboa | 300, 311 | 19 |
15 | Rodoviária de Lisboa | 312 | 20 |
16 | Rodoviária de Lisboa | 315 | 21 |
17 | Ribatejana | 901, 921, Vila Franca de Xira | 17 |
18 | Boa Viagem | 2, 3, 21 | 26 |
19 | Boa Viagem | 87, 88 | 28 |
20 | Boa Viagem | 43, 72 | 27 |
21 | Mafrense |
200, 208, 229, 2080 (via Pinheiro/Mafra/Malveira/Zambujal/Ericeira) |
24 |
22 | Barraqueiro Oeste | 700 | 29 |
23 | Barraqueiro Oeste | 701, 702 | 25 |
24 | Mafrense | 207 | 22 |
25 | Mafrense | 209 | 23 |
O futuro Terminal 2 localizar-se-á junto à estação de metro do Campo Grande, frente à Rua Ator Fernando Curado Ribeiro, ocupando temporariamente o espaço antes utilizado pelo parque de estacionamento da Empark na interseção com a Alameda das Linhas de Torres. Para o Terminal 2 serão relocalizadas as paragens referentes a um único operador, a Rodoviária do Oeste/Tejo, com as seguintes carreiras:
Cais atual | Operadora | Destino | Cais Futuro |
26 (Terminal 1) | Rodoviária do Oeste/Tejo |
Rápida Verde Caldas da Rainha |
30 (Terminal 2) |
27 (Terminal 1) | Rodoviária do Oeste/Tejo |
Rápida Verde Caldas da Rainha |
31 (Terminal 2)
|
28 (Terminal 1) | Rodoviária do Oeste/Tejo |
Rápida Azul Peniche |
32 (Terminal 2) |
29 (Terminal 1) | Rodoviária do Oeste/Tejo |
Rápida Laranja/Vermelha Santarém e Rio Maior |
33 (Terminal 2) |
Salienta-se o facto de que o Terminal 2 só irá contemplar carreiras inter-regionais (fora da AML) que têm uma frequência horária mais reduzida que as carreiras intermunicipais.
A localização deste novo espaço de terminal rodoviário provisório foi articulada com a Câmara Municipal de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, tendo em consideração as características que um terminal rodoviário requer, bem como as condicionantes existentes na zona. Foi considerado que o local selecionado é o que melhor se adequa para garantir a proximidade à estação Campo Grande do ML e com os restantes transportes públicos existentes nessa zona.
O Metropolitano de Lisboa lamenta, desde já, os transtornos que estas alterações possam vir a causar e informa que as mesmas se encontrarão devidamente sinalizadas seja no interior da estação de ML do Campo Grande, através de sinalética informativa e de encaminhamento, bem como nos referidos terminais rodoviários e espaços de circulação exteriores adjacentes.
A construção da nova linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da atual linha Amarela à estação de Telheiras (atual linha Verde).
No âmbito desta empreitada, no final do mês de junho, foi alcançado mais um marco importante na execução dos trabalhos com a betonagem do primeiro tramo de tabuleiro, localizado entre dois pilares do Viaduto que fará a ligação entre Campo Grande e Telheiras.
Esta obra é mais um passo no desenvolvimento de um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.
Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/
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