Metro adere à iniciativa Compromisso Pagamento Pontual

Passageiros junto do comboio do Metro

O Metropolitano de Lisboa (ML) aderiu ao “Compromisso Pagamento Pontual”, uma iniciativa que tem por objetivo reconhecer as empresas que pagam atempadamente aos seus fornecedores, contribuindo para uma economia sustentável, especialmente no contexto pós-pandémico.

O Compromisso Pagamento Pontual faz três apelos a todas as entidades:

  1. Não atrasar os pagamentos que podem realizar, no sentido de não promover ciclos viciosos de pagamentos que acabam por levar à falência de muitas empresas. A manutenção dos prazos de pagamento é atualmente um ato de verdadeira e profunda responsabilidade social.
  2. Não fazer da crise uma situação vantajosa em detrimento de empresas em dificuldades ou sem poder negocial, através da dilatação de prazos de pagamento ou de propostas de pagamentos antecipados contra descontos comerciais ou outros. O desrespeito pelos valores e a ética é um fator que diminui e corrompe aqueles que a praticam.
  3. Aderir Compromisso Pagamento Pontual em www.pagamentospontuais.org, assumindo publicamente o compromisso de pagar no prazo acordado, ajudando a criar este movimento que pretende construir a esperança nas empresas e potenciar a recuperação da economia portuguesa.

Sublinha-se, a este propósito, que o ML está sujeito à Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2008, de 22 de fevereiro que criou o Programa “Pagar a Tempo e Horas”, com o objetivo de assegurar a redução dos prazos de pagamento a fornecedores de bens e serviços praticados por entidades públicas. Não obstante as circunstâncias incomuns geradas pela pandemia e a subsequente retração da economia, o ML tem conseguido garantir o cumprimento de um prazo de pagamento inferior a 90 dias aos seus fornecedores.