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Notícia

Esclarecimento sobre os equipamentos mecânicos da Baixa Chiado

20.10.2022

Ícones: elevador, escada mecânica e tapete rolante

Escadas mecânicas da estação Baixa Chiado

A estação Baixa-Chiado dispõe de 12 escadas mecânicas: 4 no acesso à Rua do Crucifixo e 8 no acesso ao Chiado. 

Na estação Baixa Chiado, 5 escadas mecânicas já foram substituídas por novos equipamentos e encontram-se em curso obras de renovação e beneficiação das restantes 7 escadas. Estas obras de beneficiação e modernização das 7 escadas que se encontram em curso possibilitarão que, no final do mês de outubro do corrente ano, todas as escadas mecânicas dessa estação estejam em pleno funcionamento. Esta é a uma solução provisória até à substituição integral das restantes 7 escadas, que se prevê esteja concluída no primeiro trimestre de 2024.

Encontra-se a decorrer um concurso público da empreitada de modernização de 3 lances de escadas mecânicas e a substituição integral de mais 4 lances (o prazo de apresentação de propostas termina no dia 31/10/2022). Em 2023, prevê-se o lançamento de concurso para substituição dos elevadores. Infelizmente por questões que se prendem com a inserção da estação na Baixa Chiado apenas existem elevadores entre os cais e os átrios de acesso.

As avarias registadas nas escadas rolantes da estação Baixa-Chiado devem-se, principalmente, às seguintes razões:

  1. situações de desgaste acumulado pelo tempo de serviço, não incluídas no âmbito dos contratos de manutenção e que exigem a consulta ao mercado para contratação da referida reparação (processos normalmente morosos);
  2. Estação de elevado movimento de clientes. Acresce a sobreutilização dessa estação, estimando-se que 30 a 50% da utilização se deva a atravessamentos de uma zona da cidade para outra (já que se tratam de acessos em zona não paga) por pessoas que não são clientes Metro;
  3. antiguidade de alguns dos equipamentos que, estando descontinuados, apresentam dificuldades acrescidas na aquisição de peças de reparação;
  4. dificuldades no cumprimento dos prazos de entrega de material para reparação dificultados quer no período da pandemia quer com o surgimento da guerra na Ucrânia;
  5. atos de vandalismo que provocam um anormal fluxo de avarias.

No âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, o Metro de Lisboa já realizou um investimento de cerca de 5,12 milhões de euros. As acessibilidades, em geral, e as escadas e os tapetes rolantes em particular, são uma matéria prioritária para o Metro de Lisboa. É nesse sentido que a empresa tem vindo a adaptar e a modernizar as suas estações e equipamentos por forma a dar cumprimento ao princípio da Acessibilidade e Mobilidade para todos. Recordemos que a rede do ML inclui 117 elevadores e 244 escadas e tapetes rolantes.

O Metro de Lisboa encontra-se, desde sempre, empenhado na resolução, com a maior brevidade possível, dos problemas de avarias dos equipamentos mecânicos que se têm vindo a verificar nesta estação (e em toda a sua rede) e reconhece que os mesmos causam transtornos aos seus clientes. Contudo, e conforme já descrito anteriormente, a sua resolução depende de diversas variáveis  que não se prendem somente com a implementação de procedimentos internos, pelo que apela à compreensão dos seus clientes.

Acessibilidade e Segurança para Passageiros Idosos, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida

É de destacar a implementação, atualmente em curso, do plano da “Acessibilidade e Segurança para Passageiros Idosos, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida” que prevê a instalação, modernização e/ou substituição de equipamentos mecânicos na rede. Trata-se de um projeto que prevê que em 2025 o Metro de Lisboa disponha de 52 estações com acessibilidade plena (este número não contempla as novas estações que, entretanto, se venham a inaugurar no âmbito dos projetos de ampliação da rede que já abrirão dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena).

Atualmente, das 56 estações de Metro existentes, 43 estações dispõem de acessibilidade plena (situação que garante o acesso a pessoas com mobilidade reduzida) o que corresponde a cerca de 77% da totalidade das estações da rede.

Está disponível no site do Metro de Lisboa uma funcionalidade, designada por “estado dos elevadores” que dá informação aos clientes sobre a operacionalidade desses equipamentos. Esta funcionalidade permite melhorar a informação ao cliente no que diz respeito às acessibilidades das estações.

De salientar ainda, outros sistemas inclusivos já implementados na rede, a saber:

  • Sinalética em braile e botão de ajuda nas máquinas automáticas de venda de títulos;
  • Botão de ajuda nos canais de validação que permite contacto direto com um funcionário da empresa;
  • Sistema sonoro e escrito de mensagens nas estações e no interior dos comboios;
  • Existência de rampas amovíveis para acesso aos comboios por cadeiras de rodas elétricas, para obviar o desnível existente entre o cais e o comboio;
  • Existência em todas as estações de canais de acesso mais largos, compatíveis com a passagem de clientes com mobilidade reduzida bem como de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia;
  • Existência de plataforma elevatória numa estação.

Importa evidenciar, também, que faz parte das boas práticas dos trabalhadores do Metro nas estações darem a devida atenção a pessoas com mobilidade reduzida.

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