Notícia
Salário por inteiro para trabalho igual

No dia 13 de novembro assinala-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial sob o mote “Salário igual para trabalho de igual valor”, com o objetivo de mobilizar a sociedade, as empresas e as organizações para a promoção da remuneração igual para o mesmo trabalho ou trabalho semelhante entre homens e mulheres, e também para trabalhos diferentes mas de igual valor.
O Metropolitano de Lisboa, como membro do Fórum iGen, assume a igualdade salarial entre homens e mulheres como uma questão central na gestão dos seus recursos humanos, através do seu Plano para a Igualdade entre Homens e Mulheres como forma de reconhecimento da importância da igualdade no âmbito da sustentabilidade social.
Alcançar a igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas é um processo lento persistindo ainda relações de poder históricas e estruturais desiguais entre mulheres e homens. E, embora a igualdade salarial seja uma medida amplamente apoiada, a sua aplicação real tem sido difícil.
No Metropolitano de Lisboa não existe desigualdade salarial, em função do género, conforme consta do Relatório Remunerações por Género 2021 disponível no site da empresa.
O Metropolitano de Lisboa reconhece os benefícios diretos e indiretos de possuir uma força de trabalho diversificada, nos vários níveis da organização, no que concerne à igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e à não discriminação, e trabalha na promoção do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de valor igual”. Enquanto empresa atenta a estas realidades e a matérias relacionadas com a igualdade de género, o Metropolitano assume o ODS5, como um eixo estratégico na empresa, pelo que, associa-se à promoção da campanha divulgada pela CITE “Salário por inteiro para trabalho igual”.