Comunicado de imprensa

Metro de Lisboa fecha processo negocial com os sindicatos dos trabalhadores para 2022

25.11.2022

Trabalhador do Metro numa oficina

O Metropolitano de Lisboa assinou hoje com os sindicatos representativos dos trabalhadores o Acordo de Empresa para a Generalidade dos Trabalhadores, concluindo-se, assim, o Processo de Negociação Coletiva para o ano de 2022 que vinha decorrendo, com a atualização das tabelas salariais em 0,9% e cláusulas a ela indexadas, com pagamento de retroativos a 1 de janeiro de 2022.

Outras matérias também acordadas e que possibilitaram o acordo ora celebrado, prendem-se com a prorrogação da vigência do Acordo de Empresa por mais dois anos, até 31 de dezembro de 2026, a atualização das tabelas salariais com início de efeitos a 1 de janeiro de 2023, de acordo com os valores que vierem a ser  definidos no OE 2023, continuando a decorrer o processo negocial para o próximo ano e o esclarecimento do conceito de idade legal de reforma que passou a abranger, quer a idade normal de reforma, quer a idade pessoal de reforma.

A obtenção deste acordo é fundamental para a estabilidade social na empresa e para a qualidade do serviço prestado, o que se refletirá positivamente na execução dos trabalhos em curso para a expansão e modernização da rede e na melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores.

O Metropolitano de Lisboa agradece aos trabalhadores, cuja importância é decisiva para a empresa.

Este acordo reflete, ainda, o empenho do Metropolitano de Lisboa em prosseguir o seu esforço de estabilidade e de paz social na empresa que em muito contribui para o aumento da qualidade do serviço que presta diariamente ao cliente.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 66_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt

 

75 Anos do Metropolitano de Lisboa

75 Anos do Metropolitano de Lisboa

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das...