Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa continua a modernizar e expandir a sua rede

Estação Santos entra em nova fase de construção. Condicionamento de trânsito na Avenida D. Carlos I
No âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, o Metropolitano de Lisboa vai iniciar uma nova fase na construção da estação Santos, que implica constrangimentos na circulação nas imediações desta zona da cidade.
Assim, a partir do dia 26 de abril, e até final de dezembro de 2024, será interrompido o trânsito rodoviário na Avenida D. Carlos I, na zona do Largo Vitorino Damásio, nos quarteirões entre a Rua da Boavista e a Rua D. Luís I.
O Metropolitano de Lisboa recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras, devendo utilizar-se percursos alternativos que não sejam afetados pelos constrangimentos dos referidos trabalhos.
Durante este período, a circulação rodoviária será interrompida ao tráfego em geral na zona ribeirinha e Av. 24 de Julho, entre a Av. Infante Santo e a Av. Mouzinho de Albuquerque, em ambos os sentidos.
Desvio pela 5ª Circular
Av. Infante Santo l Estrela l Rato l Alexandre Herculano l Conde Redondo l Av. Almirante Reis l Praça do Chile l Morais Soares l Paiva Couceiro l Av. Mouzinho de Albuquerque (em ambos os sentidos).
A circulação, entre a Av. Infante Santo e a Av. Mouzinho de Albuquerque, em ambos os sentidos, estará reservada apenas a TRÂNSITO LOCAL.
O acesso à Rua da Esperança só é permitido a residentes e transportes públicos.
Percursos alternativos:
- Destino Cais do Sodré: Acesso em Algés ou em Alcântara pela Av. Brasília e Rua Cintura do Porto de Lisboa.
- Destino Praça D. Luís l: Acesso ao Corredor BUS no Largo de Santos que será partilhado, nesse troço, com o transporte público.
- Destino Rua da Esperança: Apenas podem aceder residentes e transportes públicos
O Metropolitano de Lisboa lamenta, desde já, os transtornos que estes condicionamentos e desvios de trânsito possam vir a causar nas rotinas diárias da população em geral por ocorrerem numa zona de grande densidade de tráfego.
Estes trabalhos são decisivos para a concretização da estação Santos do projeto de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, que será uma realidade no final de 2024.
A expansão da rede do Metropolitano de Lisboa em curso é um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilitará o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.
Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa – prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante – reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.
Transporte público eficiente e moderno, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa vai oferecer a quem vive, trabalha e visita a cidade.
Informações adicionais sobre o Plano de Expansão e Modernização do Metropolitano de Lisboa em projetos.metrolisboa.pt
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 17_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados