Comunicado de imprensa
Interrupções temporárias na circulação das linhas Amarela e Verde

29 abril a 1 de maio | 2 de maio a 7 de julho
O Metropolitano de Lisboa recorda que a concretização do prolongamento das linhas Amarela e Verde, Rato/Cais do Sodré, vai obrigar a interrupções temporárias na circulação em parte dessas linhas, entre 29 de abril e 7 de julho.
A articulação das diversas intervenções tornou necessário reprogramar os trabalhos a realizar no próximo fim-de-semana prolongado, obrigando ao encerramento do troço da linha Amarela entre as estações Cidade Universitária e Rato, de 29 de abril a 01 de maio. Durante este período, o serviço de transporte na linha Amarela far-se-á entre Campo Grande e Odivelas, nos dois sentidos.
Relativamente às interrupções parciais anunciadas para o período de 02 de maio a 07 de julho, nas linhas Amarela e Verde, relembram-se as alterações de circulação calendarizadas:
Encerrado | Em exploração |
Linha Amarela: Troço encerrado entre Campo Grande e Cidade Universitária
Linha Verde: Estação Telheiras encerrada
|
Linha Amarela: Circulação no troço Campo Grande-Odivelas com comboios de 3 carruagens e no troço Cidade Universitária-Rato com comboios de 6 carruagens (em ambos os sentidos). Linha Verde: Circulação entre Campo Grande e Cais do Sodré com comboios de 3 carruagens (numa fase inicial e em ambos os sentidos). |
A normal circulação nas linhas Amarela e Verde será retomada às 06h30 do dia 08 de julho de 2023.
Estes constrangimentos no funcionamento do serviço de transporte são imprescindíveis para permitir a execução de trabalhos que, pela sua natureza e complexidade, não são compatíveis com a circulação dos comboios.
Para mitigar os impactos causados durante estes períodos, o Metropolitano de Lisboa aumentará a oferta de comboios na linha Verde, reduzindo assim o tempo de espera nessa linha, articulando também com outros operadores de transporte o reforço das suas carreiras.
A linha Circular, a inaugurar no final de 2024, é um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.
Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.
Transporte público moderno e ainda mais eficiente, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa continuará a oferecer a quem vive, trabalha, e visita a cidade de Lisboa.
Informações adicionais sobre as interrupções em metrolisboa.pt. Mais informações sobre os projetos em curso em projetos.metrolisboa.pt.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 19_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados