Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa implementa autocarro “vaivém” diário entre Telheiras e Cidade Universitária

O Metropolitano de Lisboa vai disponibilizar, a partir do próximo dia 22 de maio e até ao dia 7 de julho, um serviço de autocarro em modo “vaivém” entre Telheiras e Cidade Universitária, com paragem no Campo Grande, implementando mais uma medida com vista a mitigar os constrangimentos causados com o encerramento provisório da estação Telheiras e do troço Campo Grande/ Cidade Universitária ocorrido no dia 2 de maio.
Este serviço de autocarro em modo “vaivém” será efetuado nos dias úteis, nos horários de ponta da manhã e da tarde, entre as 07h00 e as 10h30 e entre as 16h30 e as 19h30, respetivamente, com os seguintes percursos:
- Telheiras (junto à Rua Prof. Fernando da Fonseca) – Campo Grande (junto à Rua Cipriano Dourado) – Cidade Universitária (junto ao Edifício da Aula Magna)
- Cidade Universitária (junto ao Edifício da Aula Magna) – Campo Grande (junto à Rua Actor António Silva) – Telheiras (junto à Rua Prof. Fernando da Fonseca)
Todos os autocarros “vaivém” estarão devidamente identificados como estando ao serviço do Metropolitano de Lisboa. Os clientes do Metropolitano de Lisboa poderão utilizar nesses autocarros os títulos válidos na rede Metro.
Outras medidas já implementadas pelo Metropolitano de Lisboa para mitigar os constrangimentos aos clientes causados pelo encerramento da estação Telheiras e do troço Campo Grande/Cidade Universitária, passaram, também, por aumentar o número e a frequência dos comboios, dentro dos limites da capacidade do sistema, passando nas horas de ponta da manhã e da tarde de 9 para 12 comboios na linha Verde, tentando cumprir um intervalo máximo de 3’30’’.
O Metropolitano articulou, igualmente, com a CML, Carris e TML, antes do encerramento de dia 02 de maio, a implementação de medidas que permitissem mitigar os efeitos da intervenção. A Carris reforçou as carreiras nos eixos mais afetados pelas interrupções em curso, tendo sido efetuado reforço nas seguintes carreiras:
Carreiras Carris | Horário Reforço | Percurso |
767 | 07h00 e 21h00 | Colégio Militar – Praça de Londres |
738 | 07h00 e 21h00 | Cidade Universitária – Largo do Rato |
736 | 05h00 às 24h00 | Lumiar – Campo Pequeno e Odivelas – Rossio (percurso integral) |
Foi também prolongado o percurso da carreira 778 da Carris, de Campo Grande até à Cidade Universitária.
O Metropolitano de Lisboa continuará a monitorizar detalhadamente a execução da obra e o movimento diário de passageiros nestas novas condições de operação, por forma a identificar e implementar soluções adicionais que permitam atenuar os impactos para os seus clientes.
A normal circulação nas linhas Amarela e Verde será retomada às 06h30 do dia 8 de julho de 2023.
O Metropolitano de Lisboa lamenta os transtornos causados até ao momento, mas reafirma que estes constrangimentos no funcionamento do serviço de transporte são imprescindíveis para permitir a execução de trabalhos que, pela sua natureza e complexidade, não são compatíveis com a circulação dos comboios.
Informações adicionais em metrolisboa.pt. Mais informações sobre os projetos em curso em projetos.metrolisboa.pt.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 24_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados