Comunicado de imprensa
Metro de Lisboa e Visa unem-se para introduzir pagamentos contactless nos validadores das estações
- Agora é possível viajar na rede do Metro de Lisboa e pagar o bilhete aproximando simplesmente o seu cartão de débito ou crédito contactless, ou dispositivo de pagamento, dos validadores com o símbolo contactless (disponíveis em toda a extensão do Metro de Lisboa).
- Pagamentos contactless rápidos e seguros, que proporcionam uma mobilidade mais inteligente e cómoda, e que oferecem aos clientes uma melhor experiência de viagem com a garantia de um modo de pagamento ainda mais simples.
- Esta nova funcionalidade enquadra-se no projeto de inovação e modernização do sistema de ticketing desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa em toda a extensão da sua rede em parceria com a Visa e contando com a tecnologia da Indra.
O Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Visa, Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre, disponibiliza agora os pagamentos contactless nos canais de validação de todas as estações, num projeto que pretende mudar a vida de quem utiliza o Metro.
A partir de hoje, todos os utilizadores não frequentes do Metro, têm à sua disposição uma nova tecnologia instalada em todos os canais de validação do Metropolitano de Lisboa que possibilita a passagem nos mesmos mediante a apresentação de um cartão bancário, de débito, crédito, ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch, – contactless – não sendo necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte.
Os equipamentos instalados, pela Indra, nos canais de acesso fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador.
Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de € 1,65 (para toda a rede do Metropolitano de Lisboa).
Para o sucesso desta profunda alteração contámos com o contributo da VISA e da parceria tecnológica da INDRA, mediante celebração de contrato com o Metropolitano de Lisboa, procedendo-se à instalação de 1.504 leitores sem contacto em 752 canais de validação, bem como o desenvolvimento de software com as adaptações para a integração do pagamento EMV – Europay Mastercard and Visa.
“Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido”, salienta o Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.
Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa Portugal, afirma que “Com o lançamento do pagamento direto e contactless nos canais de acesso à linha, o Metro de Lisboa inaugura uma nova forma de usufruir deste transporte, mais simples, mais fácil, mais segura e mais conveniente, tanto para aqueles que trabalham e vivem na cidade, como para as pessoas que a visitam. Os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente. O responsável da Visa em Portugal refere o papel fundamental da Cybersource, “uma solução Visa, que tem sido fundamental para dar vida a este projeto. Muito teve que acontecer nos bastidores para que fosse possível implementar no Metro de Lisboa uma tecnologia que permita pagamentos contactless em toda a sua rede”.
Com este projeto, Lisboa junta-se às mais de 100 áreas urbanas em toda a Europa que, graças à colaboração da Visa com autoridades locais e regionais, têm atualmente pagamentos digitais nos transportes públicos.
As soluções de pagamentos digitais surgiram como um instrumento importante para tornar a mobilidade urbana mais eficiente, mais sustentável e mais apelativa, tanto para os clientes habituais como para os clientes esporádicos. De acordo com um estudo da C Space [1], 44% dos que utilizam transportes públicos acreditam que os utilizariam mais frequentemente se estivessem disponíveis pagamentos contactless e 60% esperam que, no futuro, esta tecnologia esteja disponível em todos os transportes públicos.
Por ocasião deste lançamento, o Metro de Lisboa reforça a campanha “Passe o cartão, não a carteira”, que apela aos clientes para validarem a sua viagem apenas com um cartão, evitando pagamentos duplicados. Os clientes devem validar corretamente os seus títulos de transporte, cartões bancários e dispositivos contactless, separadamente.
[1] Estudo da C Space realizado em nome da Visa sobre os hábitos e as preferências de mobilidade urbana dos portugueses (Junho de 2021).
Informação sobre o inquérito de investigação realizado pela C Space em nome da Visa: Metodologia de investigação
O estudo foi solicitado pela Visa e realizado pela C Space, em Junho de 2021, através de um inquérito de 15 perguntas, com 201 indivíduos portugueses, a fim de compreender o comportamento e atitudes atuais e passadas (antes da COVID 19) do trânsito público em Portugal, salientando como os pagamentos sem contacto seriam percecionados como sendo integrados no sistema de pagamento, e avaliar potenciais barreiras às opções sustentáveis de transporte público.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 33_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Ministro das Infraestruturas e Habitação e Secretária de Estado da Mobilidade visitam novas carruagens e obras da linha Circular
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, vão fazer uma visita de trabalho ao Metropolitano de...
Metropolitano de Lisboa concluiu obras de reforço do edificado e iniciou a devolução das casas da Travessa do Pasteleiro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Intervenções reforçam segurança de pessoas e bens e valorizam património. Pagas indemnizações no valor de 1.8 M€. Trabalhos integrados no âmbito da construção da nova estação...
Interrupções na circulação, esclarecimento do Metropolitano de Lisboa
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa tem em execução, desde maio de 2021, um contrato de investimento que prevê, entre outras tarefas, a substituição integral do seu atual sistema de...
Arquivo de comunicados