Comunicado de imprensa
Exposição “75DH30” celebra 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos na estação Baixa-Chiado do Metro de Lisboa
A estação Baixa-Chiado do Metropolitano de Lisboa vai acolher a exposição intitulada “75DH30” que resulta de uma parceria entre o Metropolitano de Lisboa com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e com a Faculdade das Belas Artes de Lisboa em que alunos de Design de Comunicação desta Faculdade foram desafiados a reinterpretarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a produção de cartazes sobre cada um dos seus icónicos 30 artigos.
A exposição pretende celebrar a importância deste documento do Direito Internacional, evidenciar as suas conquistas, mas também alertar para as constantes ameaças e violações dos direitos humanos que ainda acontecem um pouco por todo o mundo.
Esta exposição, que assinala o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH) e o 75.º aniversário de fundação do Metropolitano de Lisboa, estará patente na estação Baixa Chiado a partir de 25 de novembro, dia em que se comemora, também, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, até ao dia 02 de janeiro de 2024, transitando, posteriormente, para as estações Aeroporto, Jardim Zoológico e Reboleira, até março de 2024.
Ainda no âmbito do 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e da parceria celebrada, o Metropolitano de Lisboa irá, igualmente, proceder à disseminação uma campanha de sensibilização pública no interior dos comboios, convidando todos os seus clientes a descobrir e a ler a versão integral da DUDH através de um QRcode. A DUDH poderá ser lida, igualmente, na estação Parque, estação dedicada exclusivamente a essa temática.
*******************
Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Há 75 anos a comunidade internacional juntava-se para redigir um documento revolucionário que definia, pela primeira vez, os direitos fundamentais de todos os seres humanos. Aprovada a 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um documento inovador ao estipular, pela primeira vez na história, que os direitos humanos passariam a ser universais e não uma prerrogativa dos Estados.
Os direitos humanos são, desde então, inerentes a todas as pessoas, independentemente da raça, sexo, nacionalidade, etnia, língua, religião ou qualquer outra condição. São também universais, indivisíveis e inalienáveis. Todos as pessoas têm oficialmente o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho e à educação, entre muitos outros.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido em mais línguas, em todo o mundo, contando já com traduções em mais de 550 idiomas, incluindo o português e o mirandês.
Leia aqui a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Junte-se a nós e defenda os direitos humanos nas redes sociais
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 58_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
| LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


