Comunicado de imprensa
Impacto ambiental positivo do Metropolitano de Lisboa: Mais de 2 mil toneladas de carbono resgatadas

5 de junho, Dia Mundial do Ambiente
O Metropolitano de Lisboa já atingiu um balanço carbónico positivo das suas operações, através da redução das suas emissões e de ações de sequestro de carbono (CCS) equivalentes a 2.027 toneladas de dióxido de carbono. No dia em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, este marco reflete o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e o seu contributo para serem atingidas as metas do nosso País de neutralidade carbónica até 2050.
Sob o mote “Quanto mais Metro, mais Verde”, as operações do Metropolitano de Lisboa, em 2023, foram responsáveis pela retirada de 1.376 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera.
Este resultado foi obtido através de uma combinação de diversas medidas, incluindo a transição para o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, a implementação de diversas medidas de eficiência energética, como seja a substituição da iluminação das estações por tecnologia LED, a otimização dos sistemas de ventilação e a instalação de escadas mecânicas inteligentes e de ações de reflorestamento e sequestro de carbono, através da plantação de 5.000 árvores na Mata Nacional de Leiria e no Parque Natural Sintra-Cascais.
Os esforços do Metropolitano de Lisboa resultaram na redução significativa das emissões provenientes de gás natural para 96 toneladas, combustíveis para 208 toneladas e fuga de gases de ares condicionados para 347 toneladas, sendo que a ação de sequestro de carbono representou um valor de -2.027 toneladas de dióxido de carbono. Combinando estas ações, o Metropolitano de Lisboa totalizou um impacto ambiental positivo, de -1.376 toneladas, refletindo a gestão ambiental eficaz e o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
O Metropolitano de Lisboa reforça assim a sua responsabilidade socio ambiental, com as suas ações enquadradas no compromisso da empresa com Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, particularmente com os objetivos relacionados com a ação climática, energia limpa e acessível, e cidades e comunidades sustentáveis.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 30_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Metro de Lisboa reafirma abertura ao diálogo e apela à suspensão da greve de 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa reafirma que, desde o primeiro momento, procurou estabelecer um diálogo construtivo com as Organizações Representativas dos...
Esclarecimento sobre a greve parcial dos dias 09 e 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa lamenta profundamente que a greve parcial decretada pelas Organizações Representativas de Trabalhadores (ORTs) não tenha sido suspensa. A empresa tudo...
Greve parcial no Metro de Lisboa nos dias 09 e 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Exploração terá início, previsivelmente, a partir das 10:30 horas Os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-aviso de...
Arquivo de comunicados