Comunicado de imprensa
Aditamento ao Contrato de Concessão de Serviço Público do Metropolitano de Lisboa até 1 de julho de 2030 obteve visto prévio do Tribunal de Contas
- Decisão suporta concretização dos planos de expansão e modernização da rede para a melhoria da mobilidade na cidade e na Área Metropolitana de Lisboa;
- Reconhecida a importância do serviço público prestado pela empresa;
- Metropolitano de Lisboa alinhado com as políticas públicas de promoção de mobilidade sustentável;
O Tribunal de Contas, no âmbito das competências que lhe estão atribuídas, no enquadramento do desenvolvimento sustentável das finanças públicas, concedeu o visto prévio ao Aditamento ao Contrato de Concessão de Serviço Público de transporte de passageiros do Metropolitano de Lisboa que vigorará até 1 de julho de 2030.
Esta decisão constitui um marco relevante para a criação das condições de estabilidade e previsibilidade necessárias à concretização do exigente plano de investimentos em curso e para prosseguir com a estratégia de melhoria e desenvolvimento sustentável do serviço público de transporte de passageiros pelo Metropolitano de Lisboa.
Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050.
O Metropolitano de Lisboa assegura, atualmente, o transporte de 600 mil passageiros todos os dias úteis sendo carbonicamente neutro nas suas operações.
O Aditamento ao contrato de concessão define mecanismos equilibrados de remuneração e de monitorização rastreáveis, assegurando a definição clara das obrigações de serviço público e respetivos mecanismos de controlo.
O Contrato de Concessão de Serviço Público do Metropolitano de Lisboa reconhece e valoriza o papel fundamental e estruturante do Metropolitano de Lisboa para a mobilidade na cidade e na Área Metropolitana de Lisboa, na promoção da utilização do transporte público, na descarbonização e na transição energética, assegura o alinhamento temporal necessário com os calendários dos investimentos de expansão e modernização em curso, mas também define e clarifica um conjunto coordenado e coeso de métricas de eficiência e eficácia para a medição da qualidade do serviço público e dos objetivos de valorização do seu serviço e do capital humano da empresa.
O Metropolitano de Lisboa entende que a qualidade do seu serviço público deve ser avaliada e da mesma devem resultar benefícios ou penalizações e confirma assim, volvidos 76 anos da sua existência, o seu compromisso com as pessoas, com a sua mobilidade, enquanto eixo estruturante do transporte público na cidade e na área metropolitana de Lisboa.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 41_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
| LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Metro de Lisboa, Carris e CP lançam passes exclusivos para o Web Summit
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Carris e a CP – Comboios de Portugal, lança uma operação especial de mobilidade por ocasião do Web Summit 2025, o maior evento...
Estações Campo Pequeno e Picoas já dispõem de acessibilidade por elevador Inaugurados 6 elevadores
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 As estações Campo Pequeno e Picoas do Metropolitano de Lisboa passaram a dispor de um total de seis elevadores, três em cada estação, que asseguram a ligação entre a superfície e...
Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa foi notificado da decisão da Comissão Europeia de abrir uma investigação aprofundada no âmbito do regulamento europeu relativo a subvenções estrangeiras...
Arquivo de comunicados


