Comunicado de imprensa
Interrupções na circulação, esclarecimento do Metropolitano de Lisboa
O Metropolitano de Lisboa tem em execução, desde maio de 2021, um contrato de investimento que prevê, entre outras tarefas, a substituição integral do seu atual sistema de sinalização ferroviária, instalado na década de setenta do século passado.
Todos os trabalhos envolvidos nesta alteração decorrem sobretudo em regime noturno durante a paragem do serviço público do Metropolitano de Lisboa.
A Linha Azul está contratualmente definida para ser a primeira a receber a instalação do novo sistema de sinalização, sendo nesta Linha que ocorrem os principais testes e ensaios do novo sistema de sinalização ferroviária designado de CBTC (Communication-Based Train Control), seguindo-se depois a instalação nas restantes Linhas.
No passado dia 20 de abril concluiu-se uma fase importante do processo desta instalação com a atualização da versão de software de controlo dos equipamentos principais do novo sistema de sinalização na Linha Azul.
Desde aquela data, realizam-se, em regime noturno, um conjunto de testes de comprovação das novas funcionalidades do sistema de sinalização, designadamente a comprovação dos parâmetros de supervisão do movimento e condução dos comboios, em coordenação com definições horárias, com vista à obtenção de maiores frequências e da redução dos tempos de espera.
O Metropolitano de Lisboa prevê que a colocação em serviço de todas as funcionalidades do novo CBTC na Linha Azul ocorra no primeiro trimestre de 2025.
O Metropolitano de Lisboa lamenta todos os incómodos causados pelas interrupções de serviço público registadas nos últimos dias e apela à compreensão dos seus Clientes relativamente às mesmas, esclarecendo que continua ativamente a trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza no futuro, quer junto das suas equipas técnicas quer das entidades externas responsáveis pela execução dos trabalhos em curso.
Quase 50 anos depois, o Metropolitano de Lisboa está a substituir o sistema que garante a segurança da circulação dos seus comboios e, no futuro, com o novo CBTC, contamos ter, de acordo com indicadores internacionais, melhor fiabilidade, redução dos tempos de espera e maior rapidez na resposta a avarias e na reposição do serviço.
Reiteramos o compromisso de todos os Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa com os nossos Clientes e estamos focados em responder aos desafios atuais e futuros da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 43_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa atinge número recorde de transporte de passageiros
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa transportou cerca de 126 milhões de passageiros nos três primeiros trimestres de 2024, o que constitui o número mais elevado de sempre verificado nos...
Greves no Metropolitano de Lisboa nos dias 3 e 10 de dezembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 A exploração terá início, previsivelmente, a partir das 10:30horas Os sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-aviso de...
Esclarecimento
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução) do projeto de prolongamento da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara é um documento extenso e...
Arquivo de comunicados