Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa apresenta novas carruagens e deposita “cápsula do tempo” na futura estação Estrela

- Ministro das Infraestruturas e Habitação e Secretária de Estado da Mobilidade realizam visita de trabalho de um dia no Metropolitano de Lisboa
- Novas carruagens entram ao serviço no início de 2025
- “Cápsula do tempo” contém objetos representativos da linha Circul
A comemoração da Semana Europeia da Mobilidade arrancou esta segunda-feira com um dia dedicado aos investimentos do Metropolitano de Lisboa na Modernização e Expansão da rede.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, realizaram uma visita de trabalho que teve como pontos altos a apresentação da nova Unidade Tripla ML 20, as novas carruagens que começarão a circular em 2025, e uma deslocação às obras da linha Circular entre a Estrela e Santos.
Pela manhã, o Metropolitano de Lisboa apresentou a primeira das 14 unidades triplas (42 carruagens) adquiridas no âmbito do Plano de Modernização iniciado com as obras da Linha Circular, à Siemens Mobility / Stadler, A.C.E. que inclui o sistema de sinalização CBTC – Communications-Based Train Control num investimento global de 114,5 milhões de euros.
Ver aqui o vídeo e infografia sobre o Novo Material Circulante do Metropolitano de Lisboa.
A aquisição destas novas carruagens constitui um avanço significativo no âmbito da inovação e modernização do Metropolitano de Lisboa, com o consequente aumento da qualidade do serviço e da oferta, bem como na melhoria da sua experiência de viagem.
Com as novas carruagens, os clientes passam a contar com uma experiência de viagem melhorada, com janelas amplas, mais espaço livre para agilizar as entradas e saídas, maior conforto e comodidade, mais lugares sentados em disposição longitudinal e mobilidade mais facilitada para utilizadores de cadeiras de rodas pela inexistência de rampas ou declives.
As novas carruagens vêm também beneficiar as condições de operação dos maquinistas. A posição central de condução do novo material circulante permite uma melhor visibilidade, mais conforto e uma melhor ergonomia de condução. A videovigilância interior e exterior do comboio torna possível um melhor controlo de entradas e saídas nas portas bem como uma melhor vigilância de passageiros, incluindo deteção automática de passageiros e objetos abandonados. Por fim, a supervisão técnica do veículo permite um melhor controlo e supervisão técnica do estado das carruagens.
No período da tarde, uma comitiva liderada pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação e pela Secretária de Estado da Mobilidade visitou as obras da Linha Circular. O percurso teve como ponto de partida a futura estação Estrela, localizada no antigo Hospital Militar, seguida de uma deslocação pelo túnel que liga esta estação à estação Santos, que terá acesso no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, na Avenida D. Carlos I.
Esta visita teve um momento simbólico: o depósito de uma “cápsula do tempo”, que contém objetos representativos no futuro átrio da estação Estrela para memória futura deste projeto estruturante para a mobilidade na cidade e na Área Metropolitana de Lisboa.
Ver aqui descritivo dos objetos reunidos na “cápsula do tempo”.
Prevista inaugurar no segundo semestre de 2025, a linha Circular vai ligar a estação Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais 2 quilómetros de rede e duas novas estações – Estrela e Santos, unindo as linhas Amarela e Verde num novo anel circular no centro de Lisboa. Além da construção de duas novas estações será remodelada a estação existente no Cais do Sodré. O investimento na construção desta linha é de 331 milhões de euros.
Com a Linha Circular estima-se que cerca de 3.380 pessoas/dia deixem de utilizar o transporte individual permitindo, logo no primeiro ano de exploração, a redução de emissão de 4.150 toneladas de CO2. Esta questão apresenta-se como uma mais-valia para a cidade no atual cenário de grande preocupação com as alterações climáticas.
Mais informações sobre a Linha Circular e outros projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/
A linha Circular é um projeto cofinanciado por:
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 45_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa e WWF Portugal celebram Dia Mundial da Vida Selvagem, alertando para espécies ameaçadas em Portugal
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature) celebram hoje o Dia Mundial da Vida Selvagem, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de...
Metropolitano de Lisboa recebe luz verde da APA para o prolongamento a Alcântara
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Conformidade Ambiental favorável condicionada do Projeto de Execução (DCAPE), referente ao prolongamento da linha...
Recital de piano do Metropolitano de Lisboa
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No contexto da iniciativa cultural "Piano para Tod@s", promovida pelo Metropolitano de Lisboa, a estação São Sebastião da linha Azul será palco de um recital de piano...
Arquivo de comunicados