Comunicado de imprensa
NOTA – GREVE DE 6 DE NOVEMBRO DE 2024

Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos clientes durante parte da manhã desta quarta-feira.
Relativamente aos motivos apresentados pelas associações sindicais para a greve realizada hoje, o Metropolitano de Lisboa esclarece o seguinte:
1 – Pagamento das “chamadas variáveis”
A questão encontra-se atualmente em apreciação pelos tribunais competentes. Dos trinta e um (31) processos judiciais apresentados pelos trabalhadores, apenas nove (9) têm decisão final, sendo estas em sentidos diversos, pelo que o Metropolitano não tem condições para estabelecer alterações à orientação seguida pela Empresa ao longo de várias décadas.
A Empresa não pode tomar decisões que competem aos tribunais, aguardando, portanto, o desenvolvimento de jurisprudência que permita atuar de forma segura e legítima, protegendo o interesse público e assegurando a estrita legalidade das suas decisões.
2 – Disponibilidade da Empresa para negociar alterações ao Regulamento de Carreiras
A Administração do Metropolitano de Lisboa mantém toda a disponibilidade, materializada nas mais de 15 reuniões formais já realizadas em 2024, com as organizações sindicais, para prosseguir todos os processos negociais em curso, designadamente, alterações ao Regulamento de Carreiras, diminuição do horário máximo de trabalho para as 37,5 horas semanais, através de uma negociação construtiva, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos Clientes, melhorar as condições de trabalho e modernizar a empresa, garantindo a sua sustentabilidade.
Da mesma forma que o diálogo construtivo entre as Organizações representativas dos Trabalhadores e a Empresa conduziu à assinatura do Acordo de Empresa 2024, a 8 de março último, certamente será possível, através da continuidade do processo negocial, encontrar as plataformas de entendimento necessárias à continuidade da melhoria diária do Serviço Público prestado aos nossos clientes.
Este acordo reflete o compromisso do Metropolitano de Lisboa, bem como, das Organizações representativas dos seus Trabalhadores, com a estabilidade, qualidade do serviço de transporte, expansão e modernização da rede, com a melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores, tendo, ainda, como objetivo a promoção de um ambiente laboral justo e atrativo.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 50_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metro de Lisboa promove experiência interativa na Semana Europeia da Mobilidade
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No próximo dia 16 de setembro, a estação do Cais do Sodré será palco de uma experiência interativa aberta ao público. Uma bicicleta estará disponível e, ao ser pedalada,...
Metro de Lisboa reafirma abertura ao diálogo e apela à suspensão da greve de 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa reafirma que, desde o primeiro momento, procurou estabelecer um diálogo construtivo com as Organizações Representativas dos...
Esclarecimento sobre a greve parcial dos dias 09 e 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa lamenta profundamente que a greve parcial decretada pelas Organizações Representativas de Trabalhadores (ORTs) não tenha sido suspensa. A empresa tudo...
Arquivo de comunicados