Comunicado de imprensa
Esclarecimento sobre a greve do dia 3 de dezembro

O Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos clientes pela greve convocada por Organizações Representativas dos Trabalhadores para a manhã de terça-feira, 03 de dezembro. A empresa tudo fez para evitar esta paralisação e continua empenhada em manter as negociações com os trabalhadores para por termo a estas divergências.
Em reunião de negociação realizada na segunda-feira, dia 02 de dezembro, o Metropolitano de Lisboa apresentou às organizações sindicais propostas concretas e credíveis, acolhendo os procedimentos reivindicados para os anos de 2023 e seguintes, relativamente à maioria das remunerações variáveis em causa (quatro das sete situações em discussão), propondo, ainda, a continuação das negociações relativamente às restantes variáveis, bem como para a revisão do Regulamento de Carreiras, conforme proposta já apresentada pela empresa.
Esta abertura do Metropolitano de Lisboa para alcançar soluções equilibradas em benefício de todas as partes envolvidas, não teve o necessário acolhimento por parte das organizações sindicais, não obstante os avanços verificados e o espírito construtivo que presidiu às negociações.
O Metropolitano de Lisboa lamenta que apesar dos seus esforços não tenha sido possível alcançar um acordo que se traduziria na melhoria imediata das condições remuneratórias dos seus trabalhadores e evitaria os transtornos causados pela greve aos seus clientes.
Espera, por isso, que na reunião já agendada para o prosseguimento das negociações, seja possível um entendimento estrutural e duradouro.
O Metropolitano de Lisboa reitera que, neste momento, não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso aos seus trabalhadores.
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