Comunicado de imprensa
Esclarecimento sobre a greve do dia 3 de dezembro

O Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos clientes pela greve convocada por Organizações Representativas dos Trabalhadores para a manhã de terça-feira, 03 de dezembro. A empresa tudo fez para evitar esta paralisação e continua empenhada em manter as negociações com os trabalhadores para por termo a estas divergências.
Em reunião de negociação realizada na segunda-feira, dia 02 de dezembro, o Metropolitano de Lisboa apresentou às organizações sindicais propostas concretas e credíveis, acolhendo os procedimentos reivindicados para os anos de 2023 e seguintes, relativamente à maioria das remunerações variáveis em causa (quatro das sete situações em discussão), propondo, ainda, a continuação das negociações relativamente às restantes variáveis, bem como para a revisão do Regulamento de Carreiras, conforme proposta já apresentada pela empresa.
Esta abertura do Metropolitano de Lisboa para alcançar soluções equilibradas em benefício de todas as partes envolvidas, não teve o necessário acolhimento por parte das organizações sindicais, não obstante os avanços verificados e o espírito construtivo que presidiu às negociações.
O Metropolitano de Lisboa lamenta que apesar dos seus esforços não tenha sido possível alcançar um acordo que se traduziria na melhoria imediata das condições remuneratórias dos seus trabalhadores e evitaria os transtornos causados pela greve aos seus clientes.
Espera, por isso, que na reunião já agendada para o prosseguimento das negociações, seja possível um entendimento estrutural e duradouro.
O Metropolitano de Lisboa reitera que, neste momento, não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso aos seus trabalhadores.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 56_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Índice de Satisfação do Cliente
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O índice de satisfação dos clientes do Metropolitano de Lisboa revela uma melhoria generalizada na perceção do serviço prestado, com uma avaliação global de 7,35 pontos, numa...
Metropolitano de Lisboa aposta em gasóleo 100% renovável nas suas oficinas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 - Medida resulta em redução de toneladas de CO2 - O Metropolitano de Lisboa passou a utilizar gasóleo 100% renovável para o abastecimento dos veículos de apoio à manutenção e...
Adesão ao título Circula PT já pode ser feita online
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Este título oferece descontos no transporte intermodal a quem tem direito a benefícios sociais O Metropolitano de Lisboa informa que já se encontra disponível a adesão online ao...
Arquivo de comunicados