Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa recebe luz verde da APA para o prolongamento a Alcântara
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Conformidade Ambiental favorável condicionada do Projeto de Execução (DCAPE), referente ao prolongamento da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa entre S. Sebastião e Alcântara.
Esta decisão constitui um marco importante na materialização do projeto, permitindo que a consignação da empreitada se efetue, previsivelmente, no primeiro semestre de 2025.
As condicionantes e medidas de mitigação estabelecidas pela APA não incidem sobre o traçado previamente submetido no Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), pelo que este investimento estruturante de novos padrões de mobilidade sustentável irá ser concretizado nos moldes previstos e amplamente divulgados.
O Metropolitano de Lisboa, na qualidade de dono da obra, em articulação com a entidade executante, irá assegurar o cumprimento das condições definidas pela APA, que acompanhará de forma contínua o desenvolvimento das atividades durante a execução do projeto.
O prolongamento da linha Vermelha entre S. Sebastião e Alcântara terá uma extensão de cerca de 4 quilómetros e contará com quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Originará um acréscimo de 11 milhões de passageiros à rede do Metropolitano de Lisboa e uma redução de 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente na cidade, permitindo ganhos médios de tempos de percurso de 72% e uma redução de 6,2 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de operação.
Este investimento, associado aos demais investimentos incluídos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa (linha Circular, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante) contribui decisivamente para reorganizar a mobilidade metropolitana, com efetivo aumento dos clientes do transporte público e diminuição de utilização de transporte individual, determinando ganhos ambientais significativos, bem como o incremento da qualidade global do serviço prestado e da qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita a Área Metropolitana de Lisboa.
Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/.

Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 05_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


