Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa e WWF Portugal celebram Dia Mundial da Vida Selvagem, alertando para espécies ameaçadas em Portugal

O Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature) celebram hoje o Dia Mundial da Vida Selvagem, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de proteger a biodiversidade, nomeadamente a do nosso país, onde mais de 800 espécies se encontram ameaçadas. É este o foco da nova campanha da WWF Portugal, que conta com o apoio do Metro numa ação de visibilidade.
Durante a manhã de hoje, dia 3 de março de 2025, os clientes do Metropolitano de Lisboa estão a ser surpreendidos com peluches de espécies protegidas em Portugal – o lobo-ibérico e o lince-ibérico –, distribuídos nos bancos de várias carruagens das linhas Verde e Amarela. Cada peluche tem uma etiqueta com uma mensagem e um QR Code que direciona para mais informações sobre a campanha da WWF e formas de apoio a esta organização de conservação da natureza.
Esta parceria reforça o compromisso do Metropolitano de Lisboa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sublinha o seu papel como agente de transformação social, promovendo a consciencialização ambiental junto dos seus clientes e público em geral.
Maria Helena Campos, Presidente em exercício do Metropolitano de Lisboa, sublinha a importância desta colaboração, afirmando que “esta parceria com a WWF Portugal reflete o compromisso do Metropolitano de Lisboa em apoiar ações que sensibilizam a sociedade para a importância do meio ambiente e a sua sustentabilidade. O Metropolitano de Lisboa não é apenas um meio de transporte. É, também, um agente de transformação social que pode fazer a diferença na mobilidade e na descarbonização, na proteção da natureza e na construção de um planeta mais saudável para as gerações futuras.”
Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, reforçou a necessidade de sensibilização, sublinhando que “o mundo está a mudar e está cada vez mais dividido, mas há um problema comum – a gritante degradação da natureza e a perda de biodiversidade. Nos últimos 50 anos, a dimensão média das populações de espécies caiu 73%; em Portugal, mais de 800 espécies estão ameaçadas. A coragem para enfrentar as crises climática e de biodiversidade continua a ser necessária e urgente, e é imperativo operarmos mudanças a nível individual, empresarial e governamental”.
A presente parceria pretende, pois, inspirar as pessoas a refletirem sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas e a sentirem-se parte desta missão global.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 06_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa recebe luz verde da APA para o prolongamento a Alcântara
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Conformidade Ambiental favorável condicionada do Projeto de Execução (DCAPE), referente ao prolongamento da linha...
Recital de piano do Metropolitano de Lisboa
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No contexto da iniciativa cultural "Piano para Tod@s", promovida pelo Metropolitano de Lisboa, a estação São Sebastião da linha Azul será palco de um recital de piano...
Acesso Guimard volta à estação de Picoas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Restauro feito em Portugal A emblemática entrada Guimard da estação Picoas do Metropolitano de Lisboa, na Rua Andrade Corvo, voltou a ser colocada após um processo de restauração...
Arquivo de comunicados