Comunicado de imprensa

Metropolitano de Lisboa e WWF Portugal celebram Dia Mundial da Vida Selvagem, alertando para espécies ameaçadas em Portugal

3.03.2025

Foi ele que me fez sentir segura nas noites mais assustadoras. Hoje, é ele que mais precisa da nossa ajuda.

O Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature) celebram hoje o Dia Mundial da Vida Selvagem, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de proteger a biodiversidade, nomeadamente a do nosso país, onde mais de 800 espécies se encontram ameaçadas. É este o foco da nova campanha da WWF Portugal, que conta com o apoio do Metro numa ação de visibilidade.

Durante a manhã de hoje, dia 3 de março de 2025, os clientes do Metropolitano de Lisboa estão a ser surpreendidos com peluches de espécies protegidas em Portugal – o lobo-ibérico e o lince-ibérico –, distribuídos nos bancos de várias carruagens das linhas Verde e Amarela. Cada peluche tem uma etiqueta com uma mensagem e um QR Code que direciona para mais informações sobre a campanha da WWF e formas de apoio a esta organização de conservação da natureza.

Esta parceria reforça o compromisso do Metropolitano de Lisboa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sublinha o seu papel como agente de transformação social, promovendo a consciencialização ambiental junto dos seus clientes e público em geral.

Maria Helena Campos, Presidente em exercício do Metropolitano de Lisboa, sublinha a importância desta colaboração, afirmando que “esta parceria com a WWF Portugal reflete o compromisso do Metropolitano de Lisboa em apoiar ações que sensibilizam a sociedade para a importância do meio ambiente e a sua sustentabilidade. O Metropolitano de Lisboa não é apenas um meio de transporte. É, também, um agente de transformação social que pode fazer a diferença na mobilidade e na descarbonização, na proteção da natureza e na construção de um planeta mais saudável para as gerações futuras.”

Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, reforçou a necessidade de sensibilização, sublinhando que “o mundo está a mudar e está cada vez mais dividido, mas há um problema comum – a gritante degradação da natureza e a perda de biodiversidade. Nos últimos 50 anos, a dimensão média das populações de espécies caiu 73%; em Portugal, mais de 800 espécies estão ameaçadas. A coragem para enfrentar as crises climática e de biodiversidade continua a ser necessária e urgente, e é imperativo operarmos mudanças a nível individual, empresarial e governamental”.

A presente parceria pretende, pois, inspirar as pessoas a refletirem sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas e a sentirem-se parte desta missão global.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 06_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Bárbara Véstia
938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt

 

Recital de piano do Metropolitano de Lisboa

Recital de piano do Metropolitano de Lisboa

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No contexto da iniciativa cultural "Piano para Tod@s", promovida pelo Metropolitano de Lisboa, a estação São Sebastião da linha Azul será palco de um recital de piano...

Acesso Guimard volta à estação de Picoas

Acesso Guimard volta à estação de Picoas

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Restauro feito em Portugal A emblemática entrada Guimard da estação Picoas do Metropolitano de Lisboa, na Rua Andrade Corvo, voltou a ser colocada após um processo de restauração...