Metropolitano de Lisboa implementa experimentalmente soluções inovadoras de medição de qualidade do ar e filtragem de partículas nas suas estações – Projeto Europeu AEROSOLFD –

O Metropolitano de Lisboa implementou experimentalmente na estação Quinta das Conchas da linha Amarela, por um período previsto de 1 mês, um sistema de monitorização da qualidade do ar, análise e filtragem de partículas com vista à identificação das suas origens.
Este sistema engloba oito estações de filtragem duplas, fornecidas por entidade externa especializada, uma estação de monitorização equipada com sensores e um total de 24 sondas de medição, equipamentos fornecidos por entidades externas da especialidade, estrategicamente distribuídos por vários pontos da estação, garantindo uma monitorização rigorosa e contínua da qualidade do ar, à semelhança dos estudos também efetuados em 2024 na primeira fase deste projeto, na estação Alto dos Moinhos.
Trata-se de um projeto europeu denominado AEROSOLFD, cofinanciado pela União Europeia na sequência do Programa Horizonte Europa, do qual o Metropolitano de Lisboa se associou, e que visa implementar soluções inovadoras de medição de qualidade do ar em diversas estações de metro. A participação ativa do Metropolitano de Lisboa no consórcio do projeto reforça, assim, o compromisso da empresa em adotar soluções inovadoras e sustentáveis.
O contributo do Metropolitano de Lisboa consiste na demonstração de testagem de soluções técnicas, nomeadamente dos equipamentos de filtragem de ar para eliminação de partículas em suspensão, em estações de metro. O Metropolitano de Lisboa colaborará, igualmente, na identificação de requisitos e dará informação sobre os critérios-chave para aceitação deste tipo de soluções pelo mercado, contribuindo para o avanço da investigação e desenvolvimento nesta área, em benefício do transporte público e da sustentabilidade ambiental.
Sob a temática “Fast Track to Cleaner Urban Air”, o AEROSOLFD está alinhado com as metas ambientais do Pacto Ecológico Europeu (EU Green Deal) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Metropolitano de Lisboa continua, pois, a reforçar o seu compromisso com a inovação sustentável e posicionar-se como um agente ativo na procura de soluções ambientais eficazes na área de transporte público.
Para mais informações sobre este e outros projetos do Metropolitano de Lisboa, visite: www.metrolisboa.pt/institucional/informar/projetos-de-investigacao-e-inovacao/.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 09_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...