Comunicado de imprensa

Metropolitano de Lisboa implementa experimentalmente soluções inovadoras de medição de qualidade do ar e filtragem de partículas nas suas estações – Projeto Europeu AEROSOLFD –

9.04.2025

Foi ele que me fez sentir segura nas noites mais assustadoras. Hoje, é ele que mais precisa da nossa ajuda.

O Metropolitano de Lisboa implementou experimentalmente na estação Quinta das Conchas da linha Amarela, por um período previsto de 1 mês, um sistema de monitorização da qualidade do ar, análise e filtragem de partículas com vista à identificação das suas origens.  

Este sistema engloba oito estações de filtragem duplas, fornecidas por entidade externa especializada, uma estação de monitorização equipada com sensores e um total de 24 sondas de medição, equipamentos fornecidos por entidades externas da especialidade, estrategicamente distribuídos por vários pontos da estação, garantindo uma monitorização rigorosa e contínua da qualidade do ar, à semelhança dos estudos também efetuados em 2024 na primeira fase deste projeto, na estação Alto dos Moinhos.

Trata-se de um projeto europeu denominado AEROSOLFD, cofinanciado pela União Europeia na sequência do Programa Horizonte Europa, do qual o Metropolitano de Lisboa se associou, e que visa implementar soluções inovadoras de medição de qualidade do ar em diversas estações de metro. A participação ativa do Metropolitano de Lisboa no consórcio do projeto reforça, assim, o compromisso da empresa em adotar soluções inovadoras e sustentáveis.

O contributo do Metropolitano de Lisboa consiste na demonstração de testagem de soluções técnicas, nomeadamente dos equipamentos de filtragem de ar para eliminação de partículas em suspensão, em estações de metro. O Metropolitano de Lisboa colaborará, igualmente, na identificação de requisitos e dará informação sobre os critérios-chave para aceitação deste tipo de soluções pelo mercado, contribuindo para o avanço da investigação e desenvolvimento nesta área, em benefício do transporte público e da sustentabilidade ambiental.

Sob a temática “Fast Track to Cleaner Urban Air”, o AEROSOLFD está alinhado com as metas ambientais do Pacto Ecológico Europeu (EU Green Deal) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Metropolitano de Lisboa continua, pois, a reforçar o seu compromisso com a inovação sustentável e posicionar-se como um agente ativo na procura de soluções ambientais eficazes na área de transporte público.

Para mais informações sobre este e outros projetos do Metropolitano de Lisboa, visite: www.metrolisboa.pt/institucional/informar/projetos-de-investigacao-e-inovacao/.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 09_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Bárbara Véstia
938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt

 

Circulação restabelecida nas 4 linhas

Circulação restabelecida nas 4 linhas

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Com a entrada em funcionamento da linha Verde, pelas 08h36, ficou restabelecida a circulação em toda a rede do Metropolitano de Lisboa. As linhas Azul, Vermelha e Amarela já...

Reposição da circulação

Reposição da circulação

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa teve uma vasta equipa a trabalhar durante a noite de ontem e a madrugada de hoje para assegurar a reposição dos sistemas operacionais afetados pela...