Comunicado de imprensa

Tribunal de Contas dá visto prévio ao contrato de aquisição de 72 novas carruagens

16.05.2025

Encerramento de estações. 17 de maio

O Tribunal de Contas concedeu visto prévio ao contrato de aquisição de 72 carruagens (24 unidades triplas), com a opção de mais 36 (12 unidades triplas), para a frota do Metropolitano de Lisboa. Este contrato foi assinado a 22 de outubro de 2024 com a empresa Stadler Rail Valencia, S.A.U., pelo valor de 134 M€. O concurso público internacional para a aquisição destas unidades foi lançado por anúncio publicado em 04 de dezembro de 2023, com o preço base de 138 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Veja aqui imagens 3D das novas carruagens da série ML 24.

O contrato tem uma duração global de 54 meses, com início após a data do visto prévio do Tribunal de Contas.

Esta aquisição é cofinanciada por 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030 e o restante pelo Fundo Ambiental.

A aquisição das 24 unidades triplas da série ML 24 prende-se com o aumento expectável da procura na rede de Metropolitano nos próximos anos face à expansão da rede, o aumento e ajustamento das frequências de operação em resultado da instalação do novo sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control) e, ainda, a necessidade de gerir adequadamente os ciclos de vida da frota de material circulante do Metropolitano de Lisboa, assegurando processos de substituição programada dos ativos em fim de vida.

Cada unidade tripla das novas ML 24 é formada por duas carruagens motoras e uma carruagem reboque intermédia e estará preparada para condução automática com maquinista a bordo (nível de automação GoA2), que assegurará funções de supervisão e controlo da operação, com posição central de condução na cabina, à semelhança da série ML 20.

As novas ML 24 funcionarão com um novo sistema de controlo automático e contínuo de comboios, novos sistemas de videovigilância, climatização e ventilação, deteção de incêndios, espaço para bagagem de maior volume, painéis digitais para informação ao cliente e melhoria das condições de evacuação em galeria, sensorização e manutenção preditiva.

As novas composições apresentam uma imagem moderna, mantendo, no entanto, uma coerência com a imagem das anteriores séries.

A nova série ML 24 garante, ainda, tal como a anterior série ML 20, acessibilidade plena, dispondo de áreas para fixação de cadeiras de rodas, devidamente sinalizadas, equipadas com um encosto, cinto de segurança e apoio lateral, intercomunicador e botão de aviso para contacto com o maquinista.

Foi, igualmente, reforçado o contraste visual entre as portas e a estrutura das carruagens que, combinado com outros indicadores visuais e sonoros, permite aos clientes com deficiências visuais localizar melhor as portas e aferir o seu estado de abertura e fecho.

Este é mais um investimento que integra o Plano de Expansão e de Modernização do Metropolitano de Lisboa que têm como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

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