Metropolitano de Lisboa encerra às 20:00h devido à realização de Plenário de trabalhadores

Na noite de amanhã, 12 de junho, o Metro de Lisboa irá suspender a circulação e encerrar todas as estações a partir das 20:00h, devido à realização de Plenário de trabalhadores. O serviço de transporte será retomado no dia 13 de junho, pelas 06:30h.
A necessidade de interrupção do serviço decorre de uma iniciativa inédita e inusitada das organizações sindicais representativas dos trabalhadores da empresa, que convocaram um Plenário para a noite de 12 para 13 de junho. A convocatória apela expressamente à participação de todos os trabalhadores, não considerando a necessidade de assegurar serviços de natureza urgente e essencial, posição que foi mantida pelas organizações sindicais em reunião com a empresa no final da tarde de hoje.
Realizando-se o Plenário num período em que ocorrerá um aumento exponencial da procura do serviço do Metro, associado às festas da cidade de Lisboa, e tendo em conta as comunicações de ausência já apresentadas pelos trabalhadores, a empresa conclui não estarem reunidas as condições operacionais mínimas e as necessárias condições de segurança para a manutenção da rede em funcionamento, pelo que, com sentido de serviço e de responsabilidade, se vê forçada a determinar o encerramento antecipado das estações e a suspensão da circulação.
O Metropolitano de Lisboa lamenta os transtornos que a situação causará a todas as pessoas que escolhem o transporte público como opção de mobilidade para celebrar, com tranquilidade e segurança, as festas da cidade.
Tendo em conta os impactos desproporcionados causados e não havendo urgência ou tema que implique a realização do Plenário nesta ocasião, a empresa não pode deixar de apelar às organizações sindicais e aos trabalhadores para que reagendem a realização do Plenário, assim reafirmando o seu compromisso com a comunidade e o serviço público, por diversas vezes já demonstrado e reconhecido.
O Metropolitano de Lisboa continuará empenhado na resolução célere e eficaz das matérias objeto do processo negocial em curso e reitera o seu firme compromisso com uma postura de diálogo aberto, transparente e institucionalmente responsável com todas as estruturas representativas dos trabalhadores. Neste contexto, continuará a envidar todos os esforços para a resolução das questões suscitadas, conciliando o interesse público com os legítimos interesses dos trabalhadores.
Nos canais de comunicação do Metro irá ser atualizada em permanência a informação disponível sobre o serviço a realizar nos dias 12 e 13 de junho.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 24_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metro de Lisboa reafirma abertura ao diálogo e apela à suspensão da greve de 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa reafirma que, desde o primeiro momento, procurou estabelecer um diálogo construtivo com as Organizações Representativas dos...
Esclarecimento sobre a greve parcial dos dias 09 e 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa lamenta profundamente que a greve parcial decretada pelas Organizações Representativas de Trabalhadores (ORTs) não tenha sido suspensa. A empresa tudo...
Greve parcial no Metro de Lisboa nos dias 09 e 11 de setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Exploração terá início, previsivelmente, a partir das 10:30 horas Os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-aviso de...