Metropolitano de Lisboa aposta em gasóleo 100% renovável nas suas oficinas
– Medida resulta em redução de toneladas de CO2 –
O Metropolitano de Lisboa passou a utilizar gasóleo 100% renovável para o abastecimento dos veículos de apoio à manutenção e de algumas máquinas de via, nas instalações do Parque de Material e Oficinas III da Pontinha, infraestrutura dedicada à manutenção, reparação, parqueamento e gestão do material circulante.
Este combustível, produzido a partir de Hydrotreated Vegetable Oil (HVO), com origem em resíduos de diversas tipologias — nomeadamente efluentes da indústria de óleos vegetais, como o de palma — começou a ser adquirido pelo Metropolitano de Lisboa em fevereiro deste ano. Esta empresa prevê manter a implementação desta metodologia, dada a sua relevância no reforço do compromisso com a sustentabilidade e na redução do impacto ambiental das operações de apoio à manutenção da via.
O HVO destaca-se pelos benefícios ambientais, nomeadamente uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa entre 75% e 92% e uma diminuição significativa na emissão de partículas durante o processo de combustão. Este tipo de combustível apresenta, ainda, características equivalentes ao gasóleo convencional, podendo ser utilizado em qualquer viatura a diesel sem necessidade de adaptação.
A Repsol, fornecedora do HVO em uso no Metropolitano de Lisboa, informou, com base na Declaração de Redução de Emissões de Gases com Efeito de Estufa emitida segundo o referencial ISCC – International Sustainability & Carbon Certification, que o fornecimento ao Metropolitano de Lisboa de 4.998 litros permitiu evitar a emissão de 14,36 toneladas de CO₂. Estima-se que, numa projeção anual, essa transição possibilite uma diminuição de aproximadamente 58 toneladas de CO₂, equivalente a uma redução de 84% em comparação com o combustível tradicional.
A adoção do HVO pelo Metropolitano de Lisboa enquadra-se na sua política de sustentabilidade ambiental e representa um avanço concreto no processo de descarbonização, contribuindo para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e ambientalmente responsável.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 27_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...


