Metropolitano de Lisboa aposta em gasóleo 100% renovável nas suas oficinas
– Medida resulta em redução de toneladas de CO2 –
O Metropolitano de Lisboa passou a utilizar gasóleo 100% renovável para o abastecimento dos veículos de apoio à manutenção e de algumas máquinas de via, nas instalações do Parque de Material e Oficinas III da Pontinha, infraestrutura dedicada à manutenção, reparação, parqueamento e gestão do material circulante.
Este combustível, produzido a partir de Hydrotreated Vegetable Oil (HVO), com origem em resíduos de diversas tipologias — nomeadamente efluentes da indústria de óleos vegetais, como o de palma — começou a ser adquirido pelo Metropolitano de Lisboa em fevereiro deste ano. Esta empresa prevê manter a implementação desta metodologia, dada a sua relevância no reforço do compromisso com a sustentabilidade e na redução do impacto ambiental das operações de apoio à manutenção da via.
O HVO destaca-se pelos benefícios ambientais, nomeadamente uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa entre 75% e 92% e uma diminuição significativa na emissão de partículas durante o processo de combustão. Este tipo de combustível apresenta, ainda, características equivalentes ao gasóleo convencional, podendo ser utilizado em qualquer viatura a diesel sem necessidade de adaptação.
A Repsol, fornecedora do HVO em uso no Metropolitano de Lisboa, informou, com base na Declaração de Redução de Emissões de Gases com Efeito de Estufa emitida segundo o referencial ISCC – International Sustainability & Carbon Certification, que o fornecimento ao Metropolitano de Lisboa de 4.998 litros permitiu evitar a emissão de 14,36 toneladas de CO₂. Estima-se que, numa projeção anual, essa transição possibilite uma diminuição de aproximadamente 58 toneladas de CO₂, equivalente a uma redução de 84% em comparação com o combustível tradicional.
A adoção do HVO pelo Metropolitano de Lisboa enquadra-se na sua política de sustentabilidade ambiental e representa um avanço concreto no processo de descarbonização, contribuindo para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e ambientalmente responsável.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 27_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Analisado o acórdão do Tribunal Arbitral relativo à paralisação anunciada para 11 de dezembro de 2025, o Metropolitano de Lisboa informa que irá recorrer da decisão que...
“Ande de metro à vontade. Não à vontadinha” Metro de Lisboa lança campanha de Boas Práticas
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa lançou uma nova campanha de comunicação “Boas Práticas, boas Viagens”, destinada a fomentar uma utilização mais consciente e responsável do serviço,...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés de 21 a 23 de novembro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025, a circulação ferroviária...


