Metropolitano de Lisboa mantém pegada de carbono positiva e reforça compromisso com a sustentabilidade em 2024

O Metropolitano de Lisboa encerrou o ano de 2024 com uma pegada de carbono positiva, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. As operações implementadas pela empresa resultaram na remoção de 2.144 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, valor que supera as emissões geradas pelo consumo de energia elétrica, gás natural, combustíveis e fugas de gases fluorados.
Este desempenho representa uma redução de 769 toneladas de CO₂ face a 2023 e de 19.640 toneladas em comparação com 2021, resultado de uma estratégia contínua de descarbonização das operações.
Para reduzir a sua pegada de carbono, o Metropolitano de Lisboa implementou diversas medidas nas suas operações. No âmbito do uso de gás natural, otimizou a regulação automática da temperatura nos sistemas de climatização, substituiu caldeiras por bombas de calor elétricas e instalou portões automáticos nas oficinas para maior eficiência energética. Em relação aos combustíveis, iniciou a transição da sua frota para veículos elétricos e híbridos, e começou a utilizar gasóleo 100% renovável, com potencial de redução de emissões entre 75% e 92%.
Outras medidas importantes incluíram a substituição progressiva de equipamentos que utilizam gases fluorados por alternativas com menor impacto ambiental, minimizando o risco de fugas. Toda a energia elétrica consumida passou a ser proveniente de fontes 100% renováveis, eliminando as emissões diretas associadas. Além disso, o ML realiza anualmente ações de reflorestação e plantação de árvores, contribuindo ativamente para o sequestro de carbono e a preservação dos ecossistemas.
Além do seu compromisso ambiental, o Metropolitano de Lisboa é uma organização certificada pelas normas NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, NP EN ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental, e pela NP 4475:2020 – Transporte público de passageiros – rede de metro, refletindo o cumprimento rigoroso dos mais elevados padrões de qualidade, ambiente e serviço ao público.
O Metropolitano de Lisboa continuará a promover uma mobilidade urbana sustentável, segura e eficiente, contribuindo ativamente para um futuro mais verde.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 29_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...