Comunicado de Imprensa

“Ande de metro à vontade. Não à vontadinha” Metro de Lisboa lança campanha de Boas Práticas

26.11.2025

Ande de metro à vontade. Não à vomtadinha. Boas práticas, boas viagens.
O Metropolitano de Lisboa lançou uma nova campanha de comunicação “Boas Práticas, boas Viagens”, destinada a fomentar uma utilização mais consciente e responsável do serviço, entendendo que a qualidade da experiência de viagem resulta não apenas da eficiência operacional, mas também dos comportamentos que moldam a convivência quotidiana no espaço público de mobilidade.

A campanha assenta na mensagem central “Ande de metro à vontade. Não à vontadinha”. Com recurso a humor e a uma abordagem pedagógica, apresenta, em contraste direto, comportamentos adequados e inadequados na utilização do serviço, ilustrando o que significa usar o Metro “à vontade”, de forma correta e respeitosa, e “não à vontadinha”, de modo descuidado ou inconveniente.

Para reforçar esta sensibilização para a relevância dos pequenos gestos na experiência coletiva de viagem, a campanha integra ilustrações do reconhecido artista e ilustrador Nuno Saraiva, cujo traço singular confere vivacidade e clareza às situações retratadas, tornando a mensagem mais direta e facilmente apreensível pelos clientes.

Em alinhamento com este contributo artístico para uma comunicação mais próxima e eficaz, Nuno Saraiva destaca a sua ligação pessoal ao Metro de Lisboa: “Para mim, que dependo do metro para quase tudo, é um prazer poder contribuir, da melhor forma que sei, para melhorar um serviço que é de todos e tanta falta faz, quer a mim, quer à cidade de Lisboa”, sublinha o artista plástico.

O conceito criativo da campanha foi desenvolvido pela agência The Hotel e organiza-se em oito temas distintos, cada um associado a uma boa prática de utilização do Metro.

Com esta campanha, que será amplamente difundida nos diversos canais comunicacionais da empresa, o Metropolitano de Lisboa reafirma o seu compromisso com uma utilização mais equilibrada do serviço, promovendo hábitos que asseguram o conforto de todos e contribuem para a melhoria da qualidade e da satisfação dos clientes, ao mesmo tempo que incentiva comportamentos responsáveis que reforçam um ambiente de segurança, bem-estar e respeito mútuo, em consonância com os valores que orientam a missão desta empresa.

Imagens da campanha: https://file.metrolisboa.pt/sharing/HaXr2hAD2

Mais informações disponíveis em www.metrolisboa.pt.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 46_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Alberto Miranda
917 244 251 albertomiranda@lpmcom.pt