Metro adjudica contrato de assistência técnica para manutenção de escadas mecânicas e elevadores
O Metropolitano de Lisboa, E. P. E. deliberou adjudicar ao concorrente n.º 1 – Kone Portugal – Elevadores, Lda. o contrato de assistência técnica para manutenção completa e piquete de assistência às escadas mecânicas e elevadores das estações Baixa-Chiado e Aeroporto, abrangendo 22 escadas mecânicas e seis elevadores, pelo preço contratual de € 5.996.888,26, no âmbito de um modelo de assistência diferenciado, concebido como projeto-piloto.
O contrato terá a duração de 62 meses, a contar da data da respetiva assinatura, encontrando-se em curso os subsequentes trâmites legais conducentes à sua celebração.
Esta iniciativa visa garantir a fiabilidade dos equipamentos mecânicos e melhorar os tempos de resposta às ocorrências, num contexto de elevada intensidade de utilização e de exigência acrescida ao nível da acessibilidade.
O contrato a celebrar para a Aquisição de Serviços de Assistência Técnica de Operação, Manutenção Completa e Piquete de Assistência nestas estações prevê a afetação permanente de equipas técnicas dedicadas, em regime 24 horas por dia em cada uma dessas estações.
Em paralelo, o Metropolitano de Lisboa lançou o procedimento concursal para a Empreitada de Reabilitação de Acessos Mecânicos nas estações Alameda, Odivelas, Oriente e Terreiro do Paço, abrangendo mais 26 escadas mecânicas.
Estas iniciativas inserem-se num programa alargado e continuado de investimento em acessibilidades, desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade. Desde 2018, foram investidos 22,5 milhões de euros na instalação, substituição e modernização de elevadores, escadas e tapetes mecânicos, tendo sido instalados ou encontrando-se em processo de instalação 39 elevadores e 33 escadas mecânicas em diversas estações da rede.
Atualmente, o Metropolitano de Lisboa dispõe de 121 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes distribuídos pelas suas 56 estações, constituindo um dos maiores parques nacionais de equipamentos mecânicos de transporte e elevação de pessoas, com uma utilização média de cerca de 18 horas diárias, todos os dias do ano.
O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu compromisso de continuar a investir na acessibilidade universal e na operacionalidade dos equipamentos mecânicos, elementos essenciais para a atratividade do transporte público, para a mobilidade sustentável, para a inclusão e a coesão social na Área Metropolitana de Lisboa.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 49_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Alberto Miranda 917 244 251 – albertomiranda@lpmcom.pt |
CASA e Metropolitano de Lisboa organizam almoço de Natal para a população em situação de sem-abrigo
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa acolhe, pela décima sexta vez consecutiva, o tradicional almoço de Natal para as pessoas em situação de sem abrigo que o CASA – Centro de Apoio ao...
Greve geral: Constrangimentos/limitações à circulação do Metro de Lisboa – Dia 10 de dezembro a partir das 23h00 e dia 11 de dezembro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No âmbito da greve geral convocada para o dia 11 de dezembro, os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram o respetivo...
Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Analisado o acórdão do Tribunal Arbitral relativo à paralisação anunciada para 11 de dezembro de 2025, o Metropolitano de Lisboa informa que irá recorrer da decisão que...

