Comunicado de Imprensa

Metro adjudica contrato de assistência técnica para manutenção de escadas mecânicas e elevadores

18.12.2025

Metro adjudica contrato de assistência técnica para manutenção de escadas mecânicas e elevadores

O Metropolitano de Lisboa, E. P. E. deliberou adjudicar ao concorrente n.º 1 – Kone Portugal – Elevadores, Lda. o contrato de assistência técnica para manutenção completa e piquete de assistência às escadas mecânicas e elevadores das estações Baixa-Chiado e Aeroporto, abrangendo 22 escadas mecânicas e seis elevadores, pelo preço contratual de € 5.996.888,26, no âmbito de um modelo de assistência diferenciado, concebido como projeto-piloto.

O contrato terá a duração de 62 meses, a contar da data da respetiva assinatura, encontrando-se em curso os subsequentes trâmites legais conducentes à sua celebração.

Esta iniciativa visa garantir a fiabilidade dos equipamentos mecânicos e melhorar os tempos de resposta às ocorrências, num contexto de elevada intensidade de utilização e de exigência acrescida ao nível da acessibilidade.

O contrato a celebrar para a Aquisição de Serviços de Assistência Técnica de Operação, Manutenção Completa e Piquete de Assistência nestas estações prevê a afetação permanente de equipas técnicas dedicadas, em regime 24 horas por dia em cada uma dessas estações.

Em paralelo, o Metropolitano de Lisboa lançou o procedimento concursal para a Empreitada de Reabilitação de Acessos Mecânicos nas estações Alameda, Odivelas, Oriente e Terreiro do Paço, abrangendo mais 26 escadas mecânicas.

Estas iniciativas inserem-se num programa alargado e continuado de investimento em acessibilidades, desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade. Desde 2018, foram investidos 22,5 milhões de euros na instalação, substituição e modernização de elevadores, escadas e tapetes mecânicos, tendo sido instalados ou encontrando-se em processo de instalação 39 elevadores e 33 escadas mecânicas em diversas estações da rede.

Atualmente, o Metropolitano de Lisboa dispõe de 121 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes distribuídos pelas suas 56 estações, constituindo um dos maiores parques nacionais de equipamentos mecânicos de transporte e elevação de pessoas, com uma utilização média de cerca de 18 horas diárias, todos os dias do ano.

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu compromisso de continuar a investir na acessibilidade universal e na operacionalidade dos equipamentos mecânicos, elementos essenciais para a atratividade do transporte público, para a mobilidade sustentável, para a inclusão e a coesão social na Área Metropolitana de Lisboa.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 49_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Alberto Miranda
917 244 251 albertomiranda@lpmcom.pt

 

Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos

Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos

Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Analisado o acórdão do Tribunal Arbitral relativo à paralisação anunciada para 11 de dezembro de 2025, o Metropolitano de Lisboa informa que irá recorrer da decisão que...