Comunicado de imprensa

Estação Cidade Universitária já tem acessibilidade plena

31.05.2022

Elevador Cidade Universitária

Inaugurados 3 elevadores

A estação Cidade Universitária do Metropolitano de Lisboa passou a dispor de três elevadores, que permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação, e entre o átrio e o cais de embarque, dotando o local de acessibilidade plena e permitindo o acesso a clientes com mobilidade condicionada.

O elevador exterior está localizado na Av. Professor Gama Pinto, em frente à “Cantina Velha” da Universidade de Lisboa. Este elevador permite o acesso ao átrio da estação, onde se efetua a validação do título de transporte. Após a linha de controlo, estão localizados dois elevadores de ligação entre o átrio e cada um dos cais de embarque.

Com um investimento de 1.472 668,30 € a intervenção na estação Cidade Universitária englobou, igualmente, a eliminação de todas as barreiras arquitetónicas através da adaptação de zonas de escadas a rampas e das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade condicionada.

Esta empreitada de execução de intervenções para a garantia de acessibilidades a pessoas de mobilidade condicionada que engloba, também, a estação Entre Campos (recentemente dotada de acessibilidade plena), foi adjudicada ao consórcio do Grupo Domingos da Silva Teixeira, SA/Efacec em junho de 2021, por um investimento global de 2,56 milhões de euros.

O Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar um vasto plano de adaptação e modernização, no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, tendo em vista alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” estabelecido no Decreto-lei nº 163/2006, de 8 de agosto.

A plena acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada implica o desenvolvimento de um programa que impõe a adaptação de estações antigas que não foram originariamente projetadas para o efeito, tendo o Metropolitano de Lisboa como uma das suas prioridades estender a toda a rede a eliminação das barreiras arquitetónicas.

Com as intervenções nas estações Entre Campos e Cidade Universitária concluídas no corrente ano, o ML passará a ter 43 estações dotadas de acessibilidade plena, o que corresponde a 77% da totalidade das estações da rede. O programa geral permitirá que, até 2025, a acessibilidade plena se estenda a 54 estações da rede.

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 35_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Patrícia Fernandes
939 348 773  – patriciafernandes@lpmcom.pt

 

Metropolitano de Lisboa celebra os 50 Anos do 25 de abril

Metropolitano de Lisboa celebra os 50 Anos do 25 de abril

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Concerto na estação do Marquês de Pombal - 25 de abril - 14h00 O Metropolitano de Lisboa vai assinalar, no próximo dia 25 de abril, quinta-feira, o 50ª aniversário do 25 de...

Metropolitano de Lisboa e Porto Editora oferecem livros

Metropolitano de Lisboa e Porto Editora oferecem livros

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Dia Mundial do Livro O Metropolitano de Lisboa, numa ação de incentivo à leitura, junta-se à Porto Editora no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora na...