Comunicado de imprensa
Estação Cidade Universitária já tem acessibilidade plena

Inaugurados 3 elevadores
A estação Cidade Universitária do Metropolitano de Lisboa passou a dispor de três elevadores, que permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação, e entre o átrio e o cais de embarque, dotando o local de acessibilidade plena e permitindo o acesso a clientes com mobilidade condicionada.
O elevador exterior está localizado na Av. Professor Gama Pinto, em frente à “Cantina Velha” da Universidade de Lisboa. Este elevador permite o acesso ao átrio da estação, onde se efetua a validação do título de transporte. Após a linha de controlo, estão localizados dois elevadores de ligação entre o átrio e cada um dos cais de embarque.
Com um investimento de 1.472 668,30 € a intervenção na estação Cidade Universitária englobou, igualmente, a eliminação de todas as barreiras arquitetónicas através da adaptação de zonas de escadas a rampas e das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade condicionada.
Esta empreitada de execução de intervenções para a garantia de acessibilidades a pessoas de mobilidade condicionada que engloba, também, a estação Entre Campos (recentemente dotada de acessibilidade plena), foi adjudicada ao consórcio do Grupo Domingos da Silva Teixeira, SA/Efacec em junho de 2021, por um investimento global de 2,56 milhões de euros.
O Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar um vasto plano de adaptação e modernização, no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, tendo em vista alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” estabelecido no Decreto-lei nº 163/2006, de 8 de agosto.
A plena acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada implica o desenvolvimento de um programa que impõe a adaptação de estações antigas que não foram originariamente projetadas para o efeito, tendo o Metropolitano de Lisboa como uma das suas prioridades estender a toda a rede a eliminação das barreiras arquitetónicas.
Com as intervenções nas estações Entre Campos e Cidade Universitária concluídas no corrente ano, o ML passará a ter 43 estações dotadas de acessibilidade plena, o que corresponde a 77% da totalidade das estações da rede. O programa geral permitirá que, até 2025, a acessibilidade plena se estenda a 54 estações da rede.
O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 35_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Fernandes 939 348 773 – patriciafernandes@lpmcom.pt |
Circulação restabelecida nas 4 linhas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Com a entrada em funcionamento da linha Verde, pelas 08h36, ficou restabelecida a circulação em toda a rede do Metropolitano de Lisboa. As linhas Azul, Vermelha e Amarela já...
Reposição da circulação
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa teve uma vasta equipa a trabalhar durante a noite de ontem e a madrugada de hoje para assegurar a reposição dos sistemas operacionais afetados pela...
Metropolitano de Lisboa lança concurso para construção da linha Violeta em Metro Ligeiro de Superfície (MLS)
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Terá 11,5 quilómetros de extensão e 17 estações. Projeto inclui a construção de parque de material e oficinas. Trabalhos estarão concluídos até 2029. O Metropolitano de Lisboa...
Arquivo de comunicados