Comunicado de imprensa

Apresentadas duas propostas para o fornecimento de 24 novas unidades triplas (com opção de mais 12)

9.04.2024

24-02-2022 O dia mais longo que nunca mais acabou. Fotografia documental. David Araújo e Cândida Pinto. Estação S. Sebastião. 11 de abril a 9 de maio

Investimento para substituição e renovação de material circulante

No âmbito do concurso público internacional para Aquisição de Material Circulante para a Rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (24 Unidades de Tração, com opção de mais 12) – Proc. n.º  125/2023-DLO-ML, com o preço-base de 138 milhões de euros (+ iva), foram rececionadas duas propostas:

  • CRRC Tangshan Co., LTD. : € 115.070.000,00
  • Stadler Rail Valencia, S.A.U.: € 134.000.000,00

Este procedimento, cofinanciado por Fundos Europeus e pelo Fundo Ambiental, foi lançado a 30 de novembro de 2023 e tem um prazo de execução do contrato de 54 meses.

O concurso destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara). A opção de adquirir mais doze unidades triplas (36 carruagens) prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 12_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt
LPM Patrícia Paixão
964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt

 

Índice de Satisfação do Cliente

Índice de Satisfação do Cliente

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O índice de satisfação dos clientes do Metropolitano de Lisboa revela uma melhoria generalizada na perceção do serviço prestado, com uma avaliação global de 7,35 pontos, numa...

Adesão ao título Circula PT já pode ser feita online

Adesão ao título Circula PT já pode ser feita online

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Este título oferece descontos no transporte intermodal a quem tem direito a benefícios sociais O Metropolitano de Lisboa informa que já se encontra disponível a adesão online ao...